Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento para Gardnerella: remédios, pomadas e opções caseiras

O tratamento para a infecção por Gardnerella sp. tem com objetivo restaurar a flora bacteriana da região genital a partir da diminuição da quantidade dessa bactéria e, para isso, é normalmente indicado o uso de antibióticos, como a Clindamicina ou o Metronidazol, na forma de comprimido ou de pomada para ser aplicada diretamente na região genital.

A Gardnerella sp. é uma bactéria naturalmente presente na região genital da mulher e que, quando em quantidades adequadas, não leva ao aparecimento de sinais ou sintomas. No entanto, quando há um desequilíbrio da flora bacteriana podem surgir sinais e sintomas de infecção, como ardor ao urinar, coceira e corrimento branco ou acinzentado e com cheiro semelhante à peixe podre, por exemplo. Veja como identificar a infecção por Gardnerella sp.

Tratamento para Gardnerella: remédios, pomadas e opções caseiras

1. Remédios

Os remédios normalmente indicados para tratar a infecção por Gardnerella sp. são antibióticos, sendo principalmente indicado o uso de Clindamicina ou Metronidazol em forma de comprimido ou de pomada que deve ser aplicada diretamente na região genital, sendo nesse caso normalmente recomendado que o tratamento seja feito por 7 dias ou de acordo com a orientação do ginecologista.

Além disso, em alguns casos pode ser indicado o uso de outros antibióticos como Secnidazol ou Azitromicina, que também devem ser usados de acordo com a orientação médica.

No caso de infecções recorrentes por Gardnerella sp., também conhecida como vaginose bacteriana de recorrência, é geralmente indicado o fortalecimento do sistema imunológico através do uso de suplementos multivitamínicos e melhora dos hábitos alimentares, pois assim é possível evitar a proliferação dessa bacteriana.

2. Tratamento caseiro

O tratamento caseiro para a infecção por Gardnerella é feito como forma de complementar o tratamento indicado pelo ginecologista e evitar a recorrência da doença. Algumas dicas de tratamento incluem:

  • Iogurte probiótico que aplicado no local ajuda a repor a flora bacteriana da região genital, por conter Lactobacillus acidophilus vivos, e a regular o pH vaginal, evitando desequilíbrios;
  • Banho de assento com Garcinia cambogia, pois é capaz de combater as bactérias nocivas que podem aparecer na vagina, além de reforçar o sistema imunológico;
  • Banho de assento com vinagre de cidra, já que é levemente ácido e possui pH semelhante ao de uma vagina saudável.

Além disso, é recomendado que a pessoa evite usar calças muito apertadas e dê preferência ao uso de calcinha de algodão, pois dessa forma é possível evitar o desequilíbrio da região genital, prevenindo a infecção por Gardnerella sp.

Como deve ser o tratamento na gravidez

O tratamento da Gardnerella sp. na gravidez deve ser feito de acordo com a orientação do médico para que sejam evitadas complicações, como parto prematuro ou nascimento do bebê com baixo peso. Assim, é normalmente indicado o uso de Metronidazol por cerca de 7 dias após o 3º mês de gravidez.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem