Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Gagueira infantil: como identificar e tratar

A gagueira infantil pode ser percebida entre os 2 e 3 anos, que corresponde ao período de desenvolvimento da fala, através do aparecimento de alguns sinais frequentes como dificuldade para concluir uma palavra e prolongamento de sílabas, por exemplo.

Na maioria das vezes, a gagueira infantil desaparece à medida que a criança cresce e a fala se desenvolve, no entanto em alguns casos pode permanecer e piorar ao longo do tempo, sendo importante que a criança vá periodicamente ao fonoaudiólogo para que sejam feitos exercícios para estimular a fala.

Gagueira infantil: como identificar e tratar

Como identificar

Os primeiros sinais indicativos de gagueira podem surgir entre os dois e três anos de idade, já que é nesse período que a criança começa a desenvolver a fala. Assim, os pais podem começar a identificar a gagueira quando a criança começa a prolongar os sons, quando repete os sons das sílabas ou quando se verifica bloqueio no momento de falar determinada sílaba. Além disso, é comum que as crianças que apresentam gagueira também possuam movimento associados à fala, como franzir as sobrancelhas, por exemplo.

Além disso, muitas vezes pode ser percebido que mesmo que a criança deseje falar, não consegue completar a frase ou a palavra de forma rápida devido à ocorrência de movimentos involuntários ou parada inesperada no meio da fala.

Por que acontece?

Ainda não se sabe exatamente a causa da gagueira, mas acredita-se que seja devido a fatores genéticos ou que possa estar relacionada com alterações no sistema nervoso devido ao não desenvolvimento de algumas áreas do cérebro que estão relacionadas com as conexões da fala.

Além disso, a gagueira também pode ser devido ao pouco desenvolvimento dos músculos relacionados com a fala, ou devido a fatores emocionais, que, quando devidamente tratados, fazem com que a gagueira deixe de existir ou tenha menor intensidade e impacto na vida da criança. Conheça mais sobre as causas de gagueira.

Apesar de muitas vezes ser considerada que a timidez, ansiedade e nervosismo sejam causas de gagueira, são na verdade consequência, isso porque a criança passa a se sentir desconfortável para falar, podendo também resultar em isolamento social, por exemplo.

Como deve ser o tratamento da gagueira na infância

A gagueira na infância tem cura desde que seja identificada cedo e o tratamento com o fonoaudiólogo seja iniciado logo em seguida. De acordo com o nível de gagueira da criança, o fonoaudiólogo pode indicar alguns exercícios para proporcionar a melhora da comunicação da criança, além de ser importante dar algumas orientações para os pais, como por exemplo:

  • Não interromper a criança enquanto estiver falando;
  • Não desvalorizar a gagueira e nem chamar a criança de gaga;
  • Manter contato visual com a criança;
  • Ouvir a criança com atenção;
  • Tentar falar mais devagar com a criança.

Apesar do fonoaudiólogo ser essencial, os pais possuem papel fundamental para a melhora da gagueira da criança e integração social, sendo importante que encorajem a criança a falar e falem devagar com a criança, utilizando palavras e frases simples.

Bibliografia >

  • MACIEL, Thamiris M.; CELESTE, Letícia C.; MARTINS-REIS, Vanessa de O. Gagueira infantil: subsídios para pediatras e profissionais de saúde. Rev Med Minas Gerais. Vol 23. 3 ed; 360-366, 2013
  • INSTITUTO BRASILEIRO DE GAGUEIRA. O que causa a gagueira?. Disponível em: <http://www.gagueira.org.br/conteudo.asp?id_conteudo=121>. Acesso em 11 Nov 2019
  • INSTITUTO BRASILEIRO DE FLUÊNCIA. Orientações para pais: gagueira infantil. Disponível em: <http://www.gagueira.org.br/conteudo.asp?id_conteudo=213>. Acesso em 11 Nov 2019
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem