Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como fazer o teste para confirmar o daltonismo

Os testes de daltonismo ajudam a confirmar a presença dessa alteração na visão, além de ajudar o médico a identificar o tipo, o que acaba facilitando o tratamento. Apesar do teste das cores poder ser feito online, o diagnóstico do daltonismo deve ser confirmado por um optometrista.

Identificar o daltonismo na infância é importante para que a criança se sinta mais integrada na sala de aula aumentando o sucesso escolar. No caso do adulto, saber qual o seu próprio tipo de daltonismo ajuda a adotar estratégias para saber como combinar as cores na roupa ou na decoração, ou para saber diferenciar a maça verde da vermelha, por exemplo.

Entenda melhor o que é o daltonismo e quais os tipos que existem.

Como fazer o teste para confirmar o daltonismo

Testes disponíveis de daltonismo

Existem 3 testes principais que podem ser utilizados para ajudar no diagnóstico do daltonismo. Eles incluem:

  • Teste Ishihara: é feito através da observação de cartões pontilhados de várias tonalidades diferentes, no qual a pessoa deve referir qual o número que consegue observar;
  • Teste Farnsworth: ajuda a diagnosticar o daltonismo adquirido e é feito utilizando quatro bandejas plásticas, com cem cápsulas em tons diferentes, que o observador deve organizar por cor, em 15 minutos;
  • Teste Lãs de Holmgreen: este teste avalia a capacidade de separar por cor diferentes fios de lã de diversas cores.

1. Teste online para adultos

Um dos testes que pode ser mais facilmente feito em casa para tentar identificar um caso de daltonismo é o teste Ishihara. Para isso deve-se observar a seguinte imagem:

Como fazer o teste para confirmar o daltonismo

O que se deve observar nas imagens é:

  • Imagem 1: a pessoa com visão normal observa o número 7;
  • Imagem 2: deve-se observar o número 13 para indicar visão normal.

Embora este teste possa indicar o risco de alguém ter daltonismo, não serve para fazer o diagnóstico e, por isso, deve-se sempre consultar um optometrista.

2. Teste online infantil

O teste Ishihara infantil consiste em observar formas geométricas e caminhos, porque nem sempre as crianças conhecem os números, embora sejam capaz de vê-los.

Assim, para fazer o teste com a criança, deve-se pedir que observe as seguintes imagens por cerca de 5 segundos e que tente seguir os caminhos apresentados com o dedo.

Como fazer o teste para confirmar o daltonismo

Quando a criança não consegue referir o que vê, nem consegue seguir as formas por cima da imagem, poderá indicar um caso de daltonismo e, por isso, é aconselhado consultar o pediatra e um optometrista.

Outros exames que podem ajudar

Além destes testes, o médico também poderá utilizar outros métodos, como o exame de eletroretinografia, por exemplo, para avaliar a resposta elétrica do olho a estímulos luminosos. 

Os casos mais leves de daltonismo na maioria dos casos podem não ser diagnosticados, uma vez que a pessoa não sente muita alteração no seu dia-a-dia e, por isso, também não procura ajuda médica. 

Quando suspeitar de daltonismo

Normalmente a partir dos 3 anos de idade pode-se suspeitar de que a criança seja daltônica quando não é capaz de identificar corretamente as cores, mas geralmente seu diagnóstico é feito mais tarde, quando ela já colabora melhor com o teste, identificando melhor as figuras e os números do teste. 

É possível começar a desconfiar do diagnóstico quando a criança não consegue responder corretamente quando é questionada sobre uma cor ou pinta desenhos com as cores erradas, como pintar uma cenoura de rosa ou um tomate de amarelo, por exemplo.

Além disso, outro sinal comum de daltonismo surge na adolescência quando o jovem não é capaz de coordenar corretamente as cores. Dessa forma, é recomendado consultar o oftalmologista antes da criança entrar para a escola, para fazer os testes de visão adequados e diagnosticar possíveis problemas além do daltonismo.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar