Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Exercícios para Gagueira

Os exercícios para a gagueira consistem em falar em alto e bom som, para uma, duas ou para um grupo de pessoas. Para começar pode-se ler um texto sozinho, em voz alta em frente ao espelho. Mas depois é preciso expôr-se e ir falando com outras pessoas. Quanto mais falar, melhor.

A dica é que se gaguejar, guagueje, assuma-se como gago para as outras pessoas. Este exercício fará com que o gago seja mais auto confiante, se exponha mais e a tendência é a gagueira ir desaparecendo com o tempo.

A gagueira é feita por um conjunto de fatores que formam um iceberg, não conseguir falar fluentemente é só a ponta do iceberg, por isso, o tratamento para a gagueira muitas vezes é feito com psicanálise, onde o gago aprende mais sobre si mesmo e passa a sentir-se melhor com a sua dificuldade.

Alguns casos de gagueira podem ser curados em semanas, outros podem demorar meses ou anos, tudo vai depender de quanto tempo o indivíduo é gago e da sua gravidade.

Exercícios para Gagueira

O que é gagueira

A gagueira, cientificamente chamada de disfemia, não é somente uma dificuldade em falar, ela é uma condição que afeta a auto-estima do indivíduo e prejudica seus relacionamentos.

Ela é muito comum que crianças de 2 aos 5 anos apresentem episódios passageiros de gagueira, que podem durar alguns meses, isto ocorre porque elas pensam muito mais rápido do que conseguem falar, pois seu sistema fonético ainda não está completamente apto. Esta gagueira tende a piorar quando a criança encontra-se nervosa ou muito excitada. Podendo ocorrer também quando ela fala uma frase com muitas palavras novas para ela.

Caso observe que a criança além de gaguejar, faz outros gestos como bater o pé no chão, piscar os olhos ou outro tic qualquer, isto pode indicar a necessidade de um tratamento, pois indica que a criança já percebeu sua dificuldade em falar fluentemente.

E se não for logo tratada vai ter a tendência em se isolar e evitar falar.

O que causa gagueira 

A gagueira tem diversos fatores físicos e emocionais, que quando são devidamente tratados podem desaparecer completamente e o indivíduo, não gaguejar mais. Os filhos de pais gagos têm o dobro da chance de tornarem-se gagos também.

Uma das causas da gagueira tem origem cerebral. O cérebro de alguns indivíduos gagos tem menos massa cinzenta e algumas áreas branca do cérebro, tem menos conexões na região da fala e, para estes, a cura ainda não foi encontrada.

Mas para a grande parte dos gagos, a causa da gagueira é a insegurança em falar e fatores como pouco desenvolvimento dos músculos da fala, presentes na boca e na garganta. Para estes, os exercícios para a gagueira e o próprio desenvolvimento corporal tendem a diminuir a gagueira com o passar do tempo.

Para outros a causa da gagueira pode ter sido adquirida após uma alteração no cérebro, como um derrame, hemorragia ou traumatismo craniano. Caso a alteração seja irreversível, a gagueira também será.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...