Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Furoato de Mometasona: para que serve e como usar

Revisão clínica: Flávia Costa
Farmacêutica
janeiro 2023
  1. Para que serve
  2. Como usar
  3. Efeitos colaterais
  4. Contraindicações

O furoato de mometasona é um corticoide indicado para o tratamento da rinite alérgica, asma ou doenças de pele, como psoríase ou dermatites, pois possui ação descongestionante, anti-inflamatória e antialérgica, que ajuda a aliviar a sensação de nariz entupido ou escorrendo, coceira nasal, espirros, ou aliviar a coceira na pele ou descamação.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias, na forma de spray nasal, cápsulas inalatórias, com os nomes comerciais Nasonex, Monax, Oximax ou Nites, ou na forma de pomada ou creme dermatológico, com os nomes Topison ou Resgat, mas também pode ser encontrado como genérico sob a designação "furoato de mometasona".

O furoato de mometasona é vendido mediante apresentação de receita médica, e deve ser usado somente com indicação do médico, nas doses e pelo tempo de tratamento orientados pelo médico de forma individualizada.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O furoato de mometasona é indicado para o tratamento de alergias, como:

  • Rinite alérgica;
  • Rinite perene ou sazonal;
  • Asma;
  • Dermatite atópica;
  • Dermatite alérgica de contato;
  • Psoríase.

Além disso, esse remédio na forma de spray nasal também pode ser indicado para complementar o tratamento de outras condições de saúde, como sinusite, rinossinusite ou pólipos nasais, por exemplo, devido a sua ação descongestionante nasal.

O furoato de mometasona deve ser usado somente com indicação médica, que deve orientar as doses e o tempo de tratamento, de acordo com a condição a ser tratada.

Como usar

A forma de usar o furoato de mometasona varia de acordo com sua apresentação, e inclui:

1. Furoato de mometasona spray nasal

O furoato de mometasona na forma de spray nasal é uma suspensão aquosa que pode ser encontrada nas doses de 50 mcg, em frascos contendo 60 ou 120 doses, e deve ser usada por via nasal, sendo importante assoar o nariz suavemente antes de fazer a aplicação nasal do remédio.

O frasco de furoato de mometasona deve ser agitado antes do seu uso para misturar os componentes da fórmula.

As doses normalmente recomendadas do furoato de mometasona spray nasal, para o tratamento de rinite, sinusite, rinossinusite ou pólipos nasais, em adultos ou adolescentes com mais de 12 anos, é de 2 administrações de 50 mcg em cada narina, de 1 vez por dia, ou conforme orientação médica.

Para o tratamento da rinite em crianças entre de 2 a 11 anos, a dose normalmente recomendada é de 1 administração de 50 mcg em cada narina, uma vez por dia, ou conforme orientação do pediatra. A dose máxima não deve ultrapassar 100 mcg por dia.

Após usar o spray nasal de furoato de mometasona, deve-se lavar o aplicador e a tampa protetora em água morna e deixar secar ao ar livre, antes de colocar no frasco novamente.

2. Creme ou pomada de furoato de mometasona

O creme ou pomada de furoato de mometasona deve ser usado aplicando uma pequena quantidade ou uma camada fina, sobre a área da pele afetada, uma vez ao dia, ou conforme indicação do médico.

Em crianças com mais de 2 anos, deve ser aplicada a menor quantidade possível, durante um curto período de tempo, de acordo com orientação do pediatra.

É importante não cobrir a área da pele tratada, a menos que tenha sido orientado pelo médico, pois cobrir a pele pode aumentar a absorção da pomada ou do creme e causar efeitos colaterais.

3. Furoato de mometasona cápsulas inalatórias

O furoato de mometasona na forma de cápsulas para inalação pode ser encontrado nas doses de 200 mcg ou 400 mcg, e deve ser usado por inalação oral, utilizando o inalador fornecido na embalagem. As cápsulas não devem ser engolidas.

As doses normalmente recomendadas do furoato de mometasona cápsula inalatória, para o tratamento da asma em adultos ou adolescentes com mais de 12 anos, é de 400 mcg, uma vez por dia, ou dividido em duas doses de 200 mcg. O uso em crianças com mais de 12 anos deve sempre ser feito com a supervisão de um adulto.

A cápsula de furoato de mometasona deve ser inserida no inalador, e usada colocando o inalador na boca com os lábios fechados ao redor do inalador, para inspirar o pó contido na cápsula. É importante inclinar a cabeça levemente para baixo e soltar o ar dos pulmões antes de inspirar o conteúdo do inalador.

Ao inspirar o inalador contendo a cápsula de furoato de mometasona, deve-se segurar o ar nos pulmões por aproximadamente 10 segundos antes de soltar o ar, para que o remédio exerça seu efeito.

É importante enxaguar a boca ou escovar os dentes imediatamente após a inalação da cápsula de furoato de mometasona. Além disso, deve-se limpar o inalador com uma escova ou pincel macio para retirar os resíduos da cápsula.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem surgir durante o tratamento com furoato de mometasona spray nasal são sangramento nasal, dor de garganta, dor de cabeça ou irritação ou ardor da mucosa nasal.

Já o furoato de mometasona na forma de cápsulas inalatórias pode causar náuseas, vômitos, sinusite, rinite alérgica, faringite, candidíase oral, dor muscular ou nas articulações, inflamação no estômago, perda do apetite, azia, rouquidão ou sangramento nasal.

Além disso, na forma de pomada ou creme dermatológico, o furoato de mometasona pode causar efeitos colaterais no local de aplicação, como vermelhidão, dor, irritação, formigamento na pele, coceira, queimação, acne, furúnculo, inflamação dos folículos pilosos, ressecamento ou manchas claras na pele.

Quem não deve usar

O furoato de mometasona não deve ser usado por mulheres grávidas ou em amamentação, ou por pessoas que tenham alergia aos componentes da fórmula ou a outros corticoides.

Além disso, o spray nasal, creme ou pomada de furoato de mometasona não devem ser usados por crianças com menos de 2 anos de idade. Já a furoato de mometasona em cápsulas inalatórias, não deve ser usado por menores de 12 anos.

O furoato de mometasona por pessoas com feridas no nariz, cirurgia nasal recente, tuberculose pulmonar, herpes simples ou outras infecções virais, bacterianas, fúngicas ou parasitárias não tratadas.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Marcela Lemos - Biomédica, em janeiro de 2023. Revisão clínica por Flávia Costa - Farmacêutica, em janeiro de 2023.

Bibliografia

  • PASSALI, D.; et al. Mometasone furoate nasal spray: a systematic review. Multidiscip Respir Med. 11-18, 2016
  • SONG, Y.; et al. The efficacy of mometasone furoate for children with asthma: a meta-analysis of randomized controlled trials. Postepy Dermatol Alergol. 38. 5; 740-745, 2021
Mostrar bibliografia completa
  • DAHNHARDT-PFEIFFER, S.; et al. Comparison of effects of tacrolimus ointment and mometasone furoate cream on the epidermal barrier of patients with atopic dermatitis. J Dtsch Dermatol Ges. 11. 5; 437-43, 2013
  • LIBBS FARMACÊUTICA LTDA. Topison (furoato de mometasona) creme dermatológico. 2018. Disponível em: <https://www.libbs.com.br/wp-content/uploads/2015/12/Topison-creme_Bula_Paciente_fonte-ampliada.pdf>. Acesso em 27 out 2022
  • EMS S.A. Furoato de mometasona pomada dermatológica. Disponível em: <https://www.ems.com.br/arquivos/produtos/bulas/bula_furoato_de_mometasona_10585_1062.pdf>. Acesso em 27 out 2022
  • SCHERING-PLOUGH INDÚSTRIA FARMACÊUTICA LTDA. Nasonex (furoato de mometasona) spray nasal. Disponível em: <http://200.199.142.163:8002/FOTOS_TRATADAS_SITE_14-03-2016/bulas/11925.pdf>. Acesso em 27 out 2022
  • MANTECORP INDÚSTRIA QUÍMICA E FARMACÊUTICA LTDA. Oximax (furoato de mometasona) cápsulas com pó para inalação. Disponível em: <https://io.convertiez.com.br/m/drogal/uploads/bulas/7891142115768/oximax_5488ac0c4661623f65597500.pdf>. Acesso em 27 out 2022
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • 6 causas de COCEIRA e como tratar - com Dr. Aline Bressan Dermatologista

    08:27 | 35622 visualizações
  • 5 EXERCÍCIOS PARA FORTALECER O PULMÃO | com @mircafisio

    06:03 | 757353 visualizações
  • Remédios Caseiros para Sinusite

    01:35 | 1216890 visualizações
  • O que comer para asma

    02:48 | 311817 visualizações