Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Flumazenil (Lanexat)

O flumazenil é um medicamento injetável muito utilizado no hospital para reverter o efeito dos benzodiazepínicos, que são um grupo de remédios com efeito sedativo, hipnótico, ansiolítico, relaxante muscular e anticonvulsivante.

Assim, o flumazenil é muito usado após anestesias para acordar os pacientes ou no caso de intoxicação com uso excessivo de medicamentos, por exemplo.

Este medicamento pode ser encontrado na forma de genérico, mas também é produzido pelos laboratórios Roche com o nome comercial de Lanexat. No entanto, só pode ser utilizado em hospitais, não sendo vendido nas farmácias convencionais.

Flumazenil (Lanexat)

Outros nomes comerciais

Além de Lanexat, o flumazenil também é produzido por outros laboratórios, podendo ser vendido com outros nomes comerciais, como Flumazen, Flunexil, Lenazen ou Flumazil, por exemplo.

Como funciona

O flumazenil é uma substância que se liga aos receptores benzodiazepínicos, impedindo que outros medicamentos, como os sedativos e ansiolíticos, se consigam ligar. Dessa forma, os outros medicamentos deixam de produzir efeito, uma vez que necessitam de se ligar a esses receptores para funcionarem.

Assim, o flumazenil é capaz de impedir o efeito dos remédios benzodiazepínicos sem afetar o efeito de outros medicamentos que não sejam desse grupo.

Para que serve

O flumazenil está indicado para interromper o efeito dos medicamentos benzodiazepínicos no organismo, sendo por isso muito usado para parar o efeito da anestesia geral ou para tratar a intoxicação provocada por doses elevadas de benzodiazepínicos.

Como usar

O flumazenil só deve ser utilizada por profissionais de saúde no hospital, sendo que a dose deve ser sempre indicada por um médico, de acordo com o problema a tratar e os sintomas apresentados.

Possíveis efeitos colaterais

Alguns dos efeitos secundários mais comuns do flumazenil incluem náuseas, vômitos, palpitações, ansiedade e medo.

Quem não deve usar

Este remédio está contraindicado para pessoas com alergia a algum dos componentes da fórmula ou para pacientes que fazem tratamento de doenças possivelmente fatais com benzodiazepínicos.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...