Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é Fístula Dental e como tratar

A fístula dental corresponde a pequenas bolhas que podem surgir na boca devido à tentativa do organismo em solucionar uma infecção. Assim, a presença de fístulas dentais indica que o organismo não foi capaz de eliminar a infecção, levando à formação de pequenas bolinhas de pus na gengiva ou no interior da boca.

Apesar de não causar sintomas, a causa da fístula precisa ser identificada pelo dentista para que seja indicado o melhor tratamento e, assim, possam ser evitadas complicações. Além disso, é fundamental que seja a higienização da boca seja feita de maneira adequada, com uso de fio dental, enxaguante bucal e escovação pelo menos 3 vezes ao dia.

O que é Fístula Dental e como tratar

Como identificar

Em condições normais, quando há infecção na boca, o organismo busca alternativas para combater a infecção, podendo passar despercebida. No entanto, quando os mecanismos de defesa falham, o pus não consegue ser liberado e fica evidenciado em forma de fístula, que pode aparecer no interior da boca ou na gengiva, por exemplo.

A identificação das fístulas dentais pode ser feita apenas olhando as gengivas no espelho, podendo ser percebida a presença de pequenas bolinhas amareladas ou avermelhadas, por exemplo. Normalmente as fístulas não causam dor ou qualquer outro sintoma, no entanto é importante que seja investigada e a causa determinada para que seja indicado o tratamento adequado com o objetivo de prevenir complicações.

Assim, apesar de na maioria das vezes as fístulas estarem relacionadas com a presença de cárie ou tártaro, o dentista pode indicar a realização de uma radiografia da boca com o objetivo de verificar o envolvimento dos dentes e, assim, a extensão da infecção.

Tratamento para Fístula Dental

As fístulas dentais podem desaparecer em poucos dias depois do início do tratamento recomendado pelo dentista, que na maioria das vezes é feito por meio da eliminação da cárie e das placas bacterianas através da limpeza realizada durante a consulta. Entenda como é feita a remoção das placas bacterianas.

Em alguns casos, quando há comprometimento de alguma parte do dente, o médico pode optar pela realização do tratamento de canal, que normalmente é associado ao uso de antibióticos. Esse tipo de tratamento normalmente é indicado quando a infecção é muito extensa e chega a provocar morte do tecido dentário, o que pode favorecer o espalhamento do microrganismo causador da infecção pela corrente sanguínea. Saiba mais sobre o tratamento de canal.

Em todos os casos, é fundamental que haja melhora nos hábitos de higiene bucal para evitar a ocorrência de infecções e formação de fístulas, assim é importante escovar os dentes após as refeições, usar fio dental e enxaguantes bucais, além de ir periodicamente ao dentista para que seja avaliada a saúde da boca.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem