TENS (do inglês Transcutaneous Electrical Nerve Stimulation) é um método de fisioterapia que utiliza impulsos elétricos para exercer ação analgésica no sistema nervoso, ajudando no tratamento de dor lombar, ciática ou tendinite, por exemplo.
A neuroestimulação elétrica transcutânea age estimulando os nervos sensoriais, permitindo ativar os mecanismos naturais de controle da dor e a liberação de opioides endógenos, como a encefalina, que tem efeito semelhante aos remédios opioides.
O TENS deve ser realizado por um fisioterapeuta especializado, utilizando diferentes intensidades dos impulsos elétricos, de acordo com a condição a ser tratada.
Para que serve
A neuroestimulação elétrica transcutânea (TENS) serve para aliviar a dor através da estimulação dos nervos sensoriais.
Isso promove a analgesia por ativar os mecanismos naturais específicos de alívio da dor, como ativação de fibras nervosas relacionadas ao controle da dor e estimulação da liberação de endorfinas.
Além disso, o TENS promove a estimulação muscular e vasodilatação, o que favorece a redução da dor, do inchaço e a cicatrização de lesões em tecidos moles.
Quando é indicado
O TENS é indicado para:
- Artrite;
- Dores na região lombar e/ou cervical;
- Dor ciática;
- Cólica menstrual;
- Tendinite, bursite ou epicondilite;
- Luxação ou entorse;
- Reumatismo ou fibromialgia;
- Dor no pescoço, no joelho ou ossos;
- Neuropatia diabética.
Além disso, o TENS pode ser indicado para aliviar vários tipos de dor causada por endometriose, pós-cirurgias, lesões esportivas ou câncer, por exemplo.
TENS serve para aliviar a dor do parto?
O TENS pode ser usado para aliviar a dor do parto, especialmente a dor lombar, sendo normalmente indicado quando outras formas de alívio da dor não foram eficazes, como exercícios, massagem ou técnicas de respiração e de relaxamento. Veja as principais formas de aliviar a dor do parto.
Desta forma, o TENS pode ser feito pelo fisioterapeuta em qualquer fase do trabalho de parto, especialmente no início do trabalho de parto, sendo considerado um método seguro se aplicado corretamente, e sem provocar alterações para o bebê.
Como é feito
O TENS é feita pelo fisioterapeuta em clínicas especializadas ou na casa da pessoa, durando cerca de 5 a 15 minutos, dependendo da intensidade do estímulo.
Para realizar o TENS, o fisioterapeuta dese seguir alguns passos:
- Aplicar os eletrodos sobre a pele limpa da região a ser tratada;
- Conectar os fios ao aparelho e aos eletrodos;
- Ligar o aparelho TENS;
- Girar o botão do impulso elétrico lentamente até que a pessoa sinta uma sensação de formigamento;
- Manter a estimulação elétrica por alguns minutos, o que varia com a condição a ser tratada;
- Desligar o aparelho TENS ao final;
- Desconectar os fios do aparelho e dos eletrodos;
- Retirar os eletrodos da pele.
O TENS é um método não invasivo, que não vicia, sem riscos para a saúde e na maior parte dos casos não provoca efeitos colaterais.
TENS portátil
O aparelho TENS portátil é um aparelho pequeno que tem uma bateria e fios que conectam o aparelho aos eletrodos na pele.
Esse tipo de aparelho pode ser comprado em farmácias ou lojas de produtos médicos para uso em casa, com diferentes modos de utilização e impulsos elétricos de acordo com a região do corpo a ser tratada.
Embora possa ser usado em casa, o ideal é ter orientação do fisioterapeuta de como usar o TENS portátil, assim como a intensidade do impulso elétrico a ser utilizada, para ter um controle mais eficaz da dor.
Tipos de TENS
Os principais tipos de TENS são:
1. TENS convencional
O TENS convencional utiliza impulsos elétricos de baixa intensidade (50 a 80 milissegundos) e alta frequência (50 a 100 Hz).
Esse tipo de TENS estimula nervos sensoriais bloqueando os sinais nervosos de dor que não são enviados ao cérebro, podendo ser usado para o controle da dor aguda ou crônica.
2.TENS em rajadas (burst)
O TENS em rajadas (burst) utiliza impulsos elétricos de alta intensidade e alta frequência, podendo causar espasmos musculares, podendo ser feito por até 5 minutos.
Esse tipo de TENS bloqueia o impulso nervoso de nervos periféricos ou de dermátomos, aliviando a dor por mais tempo.
Leia também: Dermátomos: o que são, mapa, onde ficam (e diferença de miótomo) tuasaude.com/dermatomos3. TENS breve e intenso
O Tens breve e intenso utiliza impulsos elétrico de alta frequência e alta intensidade, em períodos de tempo mais curtos, podendo provocar um pouco de dor no local, sendo feito por no máximo 5 minutos.
Esse tipo de TENS bloqueia os sinais da dor nos nervos periféricos e medula, sendo indicado principalmente para procedimentos médicos, como troca de curativo ou retirada de pontos cirúrgicos.
Quando não é indicado
O TENS é contraindicado nas seguintes situações:
- Amamentação;
- Uso de marcapasso;
- Arritmias cardíacas ou trombose venosa profunda;
- Epilepsia;
- Locais da pele que possuam alterações devido à doença ou à alteração da sensibilidade;
- Aplicação na barriga, região pélvica, mãos, pés, pernas, joelhos, ombros, bochechas ou pescoço.
Durante a gravidez, o TENS não deve ser usado no início da gestação, ou em mulheres com histórico de epilepsia, irritação no útero, histórico de aborto, ou se tiver complicações na gravidez atual.