Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento fisioterapêutico para Contratura Muscular

Colocar uma compressa quente no local da contratura e deixar atua por 15-20 minutos é uma boa forma de aliviar a dor da contratura. Alongar o músculo afetado também costuma trazer alívio dos sintomas de forma gradativa, mas em certos casos, quando estas formas de tratamento caseiro não são suficientes, é recomendado fazer fisioterapia.

A contratura muscular acontece quando um determinado músculo se contrai causando diminuição dos movimentos e dor local. Ela pode acontecer durante a prática de exercícios, devido a cicatrizes de queimadura ou devido a alterações neurológicas, como a paraplegia, por exemplo. Apesar de poder afetar todos os músculos do corp, as áreas mais comuns são coxa, panturrilha e região entre a nuca e os ombros. 

Tratamento fisioterapêutico para Contratura Muscular

Opções de tratamento fisioterapêutico 

O fisioterapeuta deve avaliar a necessidade que a pessoa apresenta, seu nível de limitação de movimentos e de dor, para escolher a terapêutica mais adequada.

Mas de forma geral recomenda-se dar preferência ao uso de bolsas de água quente ou de aparelhos que proporcionam calor como o infravermelho nas situações mais simples, ou aparelhos como o ondas curtas, nas contraturas de maior tamanho e mais dolorosas. 

Também são aconselhadas técnicas manuais de massagens sueca, transversa profunda e de esvaziamento muscular para liberar aderências e eliminar a contratura. Uma estratégia que atinge bons resultados é o uso de ventosas que promovem uma sucção do músculo e da fáscia e por meio de deslizamento pode ajudar a desfazer a contratura, embora isto possa provocar algum desconforto nas pessoas mais sensíveis. Veja fotos e como é o tratamento com ventosas.

Os exercícios de alongamentos também podem ser realizados diariamente até que haja alívio dos sintomas e liberdade de movimentos, sem dor. E a bolsa de água quente pode e deve ser utilizada também em casa, por 20 a 30 minutos diariamente até a completa remissão dos sintomas. Confira alguns exemplos de exercícios de alongamento que poderão ser indicados neste vídeo:

Quando é recomendada 

A fisioterapia é recomendada sempre que a pessoa apresentar uma ou mais contraturas musculares, havendo dor e limitação dos movimentos. Embora na maioria das vezes as contraturas simples, que acontecem no dia-a-dia não precisem de tratamento especializado, quando a pessoa apresenta outras situações como escoliose, síndrome da fibromialgia, síndrome da fadiga crônica ou alguma alteração que afeta o sistema nervoso, o tratamento fisioterapêutico é sempre indicado. 

Quanto tempo demora 

As sessões não devem durar mais de 1 hora, e melhores resultados são alcançados quando se faz, no mínimo 3 sessões por semana. O número total de sessões é muito individual e depende de fatores como atividade profissional, estilo de vida, comprometimento com as tarefas diárias que devem ser realizadas em casa, como uso de compressa quente, alongamentos e manutenção da boa postura. 

Como evitar uma nova contratura 

A contratura pode ser evitada através da manutenção da boa postura corporal e do devido fortalecimento muscular. Por isso, é parte importante do tratamento fortalecer a musculatura envolvida com exercícios ativos ou resistidos para evitar novas lesões.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar