Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Fisioterapia para contratura muscular

A fisioterapia para a contratura muscular deve ser feita com cuidado para evitar o agravamento da dor. No início da sessão deve-se dar preferência ao uso de bolsas de água quente ou de aparelhos que proporcionam calor como o infravermelho ou o ondas curtas, por exemplo, dependendo do caso e da gravidade da contratura.

A seguir, aconselha-se técnicas manuais de massagens sueca, transversa profunda e de esvaziamento muscular para liberar aderências e eliminar a contratura. Uma técnica nem sempre utilizada mas que atinge bons resultados é o uso de ventosas. Elas promovem uma sucção do músculo e da fáscia e por meio de deslizamento pode ajudar a desfazer a contratura, embora isto possa provocar algum desconforto.

Os alongamentos devem ser realizados de forma intercalada com a massagem para um melhor resultado.

A contratura pode ser evitada através da manuntenção da boa postura corporal e do devido fortalecimento muscular. Por isso, é parte importante do tratamento fortalecer a musculatura envolvida com exercícios ativos ou resistidos para evitar novas lesões.

A bolsa de água quente pode e deve ser utilizada também em casa, por 20 a 30 minutos diariamente até a completa remissão dos sintomas.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...