Fezes amarelas: 8 principais causas (e o que fazer)

As fezes amarelas normalmente indicam uma alimentação rica em gordura, mas também podem surgir devido ao uso de remédios para emagrecimento, que interferem nos movimentos intestinais e/ou diminuem a absorção de gorduras pelo intestino, alterando a cor das fezes. 

No entanto, as fezes amarelas também podem ser sinal de problemas de saúde, como doença celíaca, infecção intestinal ou problemas no pâncreas, fígado ou vesícula biliar. Geralmente essas condições são acompanhadas por outros sintomas como dor abdominal, vômitos, febre ou perda de apetite.

Assim, no caso de fezes amareladas é importante que o gastroenterologista seja consultado para que seja feita uma avaliação dos sinais e sintomas apresentados e, assim, seja possível iniciar o tratamento mais adequado, que pode envolver mudanças na alimentação, uso de remédios específicos ou cirurgia, nos casos mais graves.

Leia também: Cor das fezes: o que diz sobre a sua saúde tuasaude.com/cor-das-fezes
Imagem ilustrativa número 1

O que pode ser as suas fezes amarelas

Para descobrir a possível causa das suas fezes amarelas, por favor responda às seguintes questões:

AA1
Além das fezes amarelas, também apresenta perda do apetite?

Esta ferramenta deve ser usada apenas para tentar identificar a possível causa das fezes amarelas e, por isso, não deve substituir a consulta com o médico, que é o profissional responsável por diagnosticar e indicar o tratamento adequado.

Principais causas

As principais causas de fezes amareladas são:

1. Alimentação rica em gordura

A alimentação rica em gorduras, como frituras, produtos industrializados ou embutidos, principalmente de pessoas que costumam ter uma alimentação balanceada, pode interferir na digestão e acelerar o trânsito intestinal, o que pode deixar as fezes amarelas.

Nesses casos, além de as fezes ficarem amarelas também podem apresentar uma consistência mais líquida devido à rapidez com que passam pelo intestino.

O que fazer: reduzir a quantidade de gordura e alimentos processados da dieta irá ajudar a regular cor das fezes, que deve melhorar após 2 ou 3 dias. No entanto, se o problema persistir por mais tempo, deve-se investigar outras causas.

Não ignore os sinais que seu corpo está dando!

Conte com os nossos especialistas para entender a causa dos seus sintomas. Marque sua consulta já!

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

2. Infecção intestinal

A infecção intestinal, principalmente pela bactéria Escherichia coli, também pode deixar as fezes mais amareladas, além de também haver outros sintomas como dor abdominal e diarreia.

Leia também: Infecção intestinal: sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/sintomas-de-infeccao-intestinal

Nestes casos é comum as fezes aparecerem amareladas porque o intestino se encontra inflamado pela infecção e, por isso, não consegue absorver corretamente a gordura da alimentação.

O que fazer: é importante beber bastante água e consumir alimentos de fácil digestão, como frutas, arroz branco cozido, peixes e carnes brancas, evitando carnes vermelhas e alimentos processados e fritos. Entenda como é feito o tratamento para infecção intestinal por E. coli.

3. Estresse

O estresse pode causar diminuição ou aumento do apetite, fazendo com que se opte por alimentos menos saudáveis ​​em situações de intensa ansiedade e estresse, além de causar alterações no processo de digestão dos alimentos, o que pode acelerar os movimentos intestinais, impedindo que os nutrientes sejam absorvidos adequadamente e causando diarreia ou fezes amareladas.

O que fazer: para combater o estresse, é importante diminuir as pressões externas, encontrando alternativas para que o trabalho ou o estudo possam ser realizados com mais calma.

Isto pode ser feito por meio de exercícios, melhor gestão do tempo, uso de analgésicos naturais e até medicamentos prescritos pelo médico psiquiatra caso o estresse afete o desenvolvimento das atividades diárias. Conheça algumas dicas de como aliviar o estresse. ​​ 

4. Problemas no fígado ou vesícula

Doenças como hepatite, cirrose ou pedra na vesícula fazem com que menos bile chegue ao intestino, que é a substância responsável por ajudar na digestão das gorduras.

Além de alterar a cor das fezes, essas doenças também costumam causar sintomas de dor abdominal e pele e olhos amarelados. Veja os sintomas que podem indicar problemas no fígado.

O que fazer: na presença destes sintomas, deve-se procurar um clínico geral ou gastroenterologista para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, que pode envolver o uso de medicamentos específicos para a condição, mudanças na alimentação e, nos casos mais graves, cirurgia.

5. Problemas no pâncreas

As alterações no pâncreas causam má digestão, fazendo com que as fezes fiquem esbranquiçadas ou amareladas, além de fazer com que elas flutuem e tenham aspecto espumoso. Os principais problemas que afetam este órgão são pancreatite, câncer, fibrose cística ou obstrução do canal pancreático.

Além da alteração nas fezes, as alterações no funcionamento do pâncreas podem causar dor abdominal, urina escura, má digestão, náuseas e perda de peso.

Leia também: 7 sintomas de problemas no pâncreas (e principais doenças) tuasaude.com/doencas-do-pancreas

O que fazer: na presença dessas alterações, principalmente se acompanhadas de dor abdominal, enjoos e falta de apetite, deve-se procurar o médico para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado, que pode ser feito com o uso de medicamentos, reposição enzimática e/ ou cirurgia.

6. Giardíase

A giardíase é uma doença intestinal causada pelo parasita Giardia lamblia, que provoca sintomas como diarreia aquosa e explosiva, com fezes amareladas fétidas, náuseas, dor de cabeça, desidratação e perda de peso.

O que fazer: na presença destes sintomas deve-se procurar um clínico geral ou um pediatra ou um gastroenterologista e fazer exames de fezes para confirmar a presença do parasita no intestino e iniciar o tratamento adequado, que normalmente é feito com antibióticos. Saiba mais sobre o tratamento para giardíase.

7. Doença celíaca

A doença celíaca é uma intolerância severa ao glúten que causa irritação e má absorção intestinal quando a pessoa consome alimentos com trigo, centeio ou cevada, o que leva ao aumento da velocidade das fezes no intestino e aumento de gordura nas fezes, deixando-as amareladas.

Leia também: Doença celíaca: o que é, sintomas, diagnóstico e tratamento tuasaude.com/doenca-celiaca

Normalmente, pessoas com doença celíaca mostram melhora nos sintomas quando retiram da dieta alimentos com glúten.

O que fazer: é importante consultar um gastroenterologista para confirmar o diagnóstico da doença e iniciar uma dieta sem glúten. Saiba como fazer uma dieta sem glúten.

8. Uso de medicamentos

O uso de alguns medicamentos para emagrecer atuam diminuindo a absorção de gordura no intestino, como o Xenical ou o Biofit, e também causam mudança na cor das fezes e aumentam o trânsito intestinal.

O que fazer: caso se esteja tomando algum desses medicamentos, deve-se consultar o médico que os receitou para receber orientações sobre o uso correto e os efeitos adversos da medicação ou para trocar por outro remédio.

Vídeos relacionados

O que a COR DAS FEZES revela sobre a sua saúde

07:19 | 20.122 visualizações

Como fazer DIETA SEM GLÚTEN

05:04 | 393.961 visualizações