Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Conheça as 3 fases do Trabalho de Parto

As fases do trabalho de parto normal ocorrem de forma seguida e, incluem a dilatação do colo do útero, período expulsivo e a saída da placenta.

Geralmente, o trabalho de parto inicia-se espontaneamente entre as 37 e as 40 semanas de gestação e, existem sinais que indicam que a grávida vai entrar em trabalho de parto, como a expulsão do rolhão mucoso, que é a saída de um liquido gelatinoso, rosado ou acastanhado pela vagina e a rotura da bolsa das águas, que é quando começa a sair o líquido amniótico transparente. Além disso, a grávida começa a ter contrações irregulares, as quais vão se intensificando, até ficarem regulares e com intervalos de 10 em 10 minutos. Saiba como identificar as contrações em: Como identificar as contrações.

Assim, quando a grávida tem estes sintomas deve ir para o hospital ou maternidade, pois o nascimento do bebê está próximo.

1ª Fase - Dilatação: Quando começa a dilatação

A primeira fase do trabalho de parto é a de dilatação, caracterizada pela dilatação do colo do útero e do canal de parto, que é o local por onde o bebê passa para sair, podendo dilatar até dez centímetros. Esta fase é dividida em latente e ativa, e pode demorar de 12 a 16 horas, período em que a mulher poderá sentir dores devido às contrações, cada vez mais regulares e próximas.

Fase 1Fase 1

O que fazer nesta fase: Nesta fase a grávida deve ir para a maternidade ou hospital para ter assistência dos profissionais de saúde. Para diminuir as dores a grávida deve inspirar de forma lenta e profunda durante cada contração, como se estivesse a cheirar uma flor e expirar como se estivesse apagando uma vela. Além disso, pode caminhar lentamente ou subir escadas, pois ajudará o feto a posicionar-se para sair e, caso a mulher estiver deitada pode virar-se para o lado esquerdo, para facilitar uma melhor oxigenação do feto e diminuir a dor. Conheça outras formas naturais para induzir o parto em: Formas naturais para Induzir o Parto.

2ª Fase - Expulsão: Nascimento

O seguimento da fase ativa do trabalho de parto se dá pela fase de expulsão, em que o colo do útero já atingiu a dilatação máxima e se inicia a fase do período expulsivo, que pode demorar até 2 horas. Nesse momento, a mulher deve começar a fazer força para a descida da apresentação fetal. Para facilitar o nascimento, pode ser necessário fazer um pequeno corte no períneo, que é espaço entre a vagina e o ânus para facilitar a saída do feto. Saiba mais sobre o parto normal em: Parto normal.

Conheça as 3 fases do Trabalho de Parto

O que fazer nesta fase: Durante esta fase a mulher deve procurar ajudar a equipe de saúde e seguir as instruções que lhe são dadas. Assim, é importante que em cada contração, a grávida inspire profundamente e, depois, não deixe sair o ar enquanto faz força. Além disso, deve aproveitar o intervalo entre duas contrações para descontrair e recuperar as forças.

3ª Fase - Dequitação: Saída da placenta

A fase da dequitação é a fase 3 do trabalho de parto e ocorre depois do nascimento do bebê, sendo caracterizada pela saída da placenta, que pode sair espontaneamente ou ser retirada pelo médico. Se o obstetra realizaram a episiotomia ou se houve lesão sangrante da mucosa, deverá ser feita a sutura.

O que fazer nesta fase: Caso tenha sido feito um corte para facilitar o nascimento do bebê, é nesta fase que é feita a sutura. Além disso, é importante fazer uma massagem na barriga para ajudar a placenta a soltar-se do útero e sair mais facilmente.

Veja também:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...