Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Farinha de Mandioca engorda?

A farinha de mandioca é conhecida por favorecer o ganho de peso por ser rica em carboidratos, não gerando saciedade durante a refeição, fazendo com que seja mais fácil aumentar a quantidade de calorias consumidas sem perceber.

Essa farinha tem índice glicêmico médio, no valor de 61, não contém glúten e é feita a partir da mandioca, também conhecida como aipim ou macaxeira. Esta farinha é comummente polvilhada em cima de qualquer refeição, mas com ela também pode ser feita a farofa, uma preparação típica brasileira, que inclui ainda cebola, óleo e linguiça.

Quando consumida diariamente e em grande quantidade a farinha de mandioca engorda, principalmente quando se come a farofa do churrasco ou opta pela farofa industrializada.

Farinha de Mandioca engorda?

Como comer farinha de mandioca sem engordar

Para aproveitar o sabor da farinha de mandioca e ao mesmo tempo evitar o ganho de peso, deve comer apenas 1 colher de farinha de mandioca por dia, evitando consumir a farofa, que é uma preparação que tem mais calorias e gordura.

Além disso, deve acompanhar a refeição com carnes e saladas, que são alimentos que são uma maior saciedade e ajudam a diminuir a carga glicêmica da refeição, contribuindo para evitar o ganho de peso. Entenda o que é índice glicêmico e carga glicêmica.

Outro cuidado é evitar o seu consumo juntamente com alimentos ricos em gordura, como linguiça e bacon, e outros tipos de carboidrato simples, como arroz branco, macarrão não integral, batata inglesa, sucos com açúcar ou de caixinha e molhos que levam farinha de trigo ou maisena na sua preparação.

Benefícios da Farinha de Mandioca

Por ser um alimento pouco processado, a farinha de mandioca simples é uma boa opção para reduzir o consumo de alimentos industrializados e traz benefícios como:

  1. Dar energia, por ser rica em carboidratos;
  2. Prevenir cãibras e favorecer a contração muscular, por ser rica em potássio;
  3. Combater a prisão de ventre, por conter fibras;
  4. Ajudar a prevenir anemia, por conter ferro;
  5. Ajudar a relaxar e controlar a pressão arterial, devido ao seu teor de magnésio.

No entanto, é importante lembrar que esses benefícios são obtidos com o consumo de farinha de mandioca simples ou na forma de farofa caseira, feita com pouca gordura. A farofa industrializada não é recomendada, pois estas contém muito sal e gorduras ruins adicionadas.

Informação Nutricional

A tabela a seguir traz a informação nutricional para 100 g de farinha de mandioca crua e torrada.

 Farinha de mandioca cruaFarinha de mandioca cozida
Energia361 kcal365 kcal
Carboidrato87,9 g89,2 g
Proteína1,6 g1,2 g
Gordura0,3 g0,3 g
Fibras6,4 g6,5 g
Ferro1,1 g1,2 g
Magnésio37 mg40 mg
Cálcio65 mg76 mg
Potássio340 mg328 mg

A farinha de mandioca pode ser consumida na forma de farofa, bolos e biscoitos.

Receita de Bolo de Farinha de Mandioca

O bolo de farinha de mandioca é uma ótima opção para ser usado em lanches, podendo ser acompanhado por café, leite ou iogurte, por exemplo. No entanto, por conter açúcar, não deve ser consumido por diabéticos.

Farinha de Mandioca engorda?

Ingredientes:

  • 2 xícaras de açúcar
  • 100 g de manteiga sem sal
  • 4 gemas
  • 1 xícara de leite de coco
  • 2 1/2 xícaras de farinha de mandioca crua peneirada
  • 1 pitada de sal
  • 4 claras em neve
  • 1 colher de sopa de fermento em pó

Modo de preparo:

Bater o açúcar, a manteiga e as gemas na batedeira até formar um creme. Adicionar o leite de coco, o sal e a farinha aos poucos. Por último, acrescentar o fermento e as claras em neve, e mexer delicadamente com uma colher até homogeneizar a massa. Despejar a massa em forma untada e levar ao  forno preaquecido a 180ºC por cerca de 40 minutos.

Para melhorar a alimentação e variar a dieta, veja Como fazer Tapioca para substituir o Pão.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...