Farinha de berinjela: para que serve e como fazer (com receitas)

Revisão clínica: Tatiana Zanin
Nutricionista
maio 2022

A farinha de berinjela é rica em fibra solúvel, um tipo de fibra que se junta à água, formando um gel no estômago, o que aumenta o tempo de digestão dos alimentos, prolongando a saciedade e promovendo, assim, a perda de peso.

Por conter antioxidantes, a farinha de berinjela também combate o excesso dos radicais livres no organismo, ajudando a evitar o surgimento de doenças, como diabetes, câncer, pressão alta e diabetes. Conheça outros alimentos que contêm antioxidantes.

A farinha de berinjela pode ser encontrada em supermercados e lojas de produtos naturais, mas também pode ser feita em casa. Essa farinha pode ser adicionada à saladas, iogurte, sucos e frutas, ou ainda ser usada em preparações, como panquecas, bolos, biscoitos e pães.

Por possuir propriedades hipoglicemiantes, sacietogênicas e hipolipemiantes, a farinha de berinjela oferece os seguintes benefícios para a saúde:

1. Promover o emagrecimento

A farinha de berinjela é rica em fibra solúvel, um tipo de fibra que forma um gel no estômago,  aumentando o tempo de digestão dos alimentos, diminuindo a fome ao longo do dia e promovendo, assim, o emagrecimento.

2. Diminuir o colesterol

Por conter ótimas quantidades de fibras, a farinha de aveia reduz a absorção intestinal da gordura dos alimentos, diminuindo os níveis de colesterol e triglicerídeos no sangue.

3. Fortalecer o sistema imunológico

A farinha de berinjela contém saponinas, flavonoides e catequinas, compostos bioativos com ação antioxidante, antibacteriana e anti-inflamatória, que fortalecem as células do sistema imunológico, ajudando a prevenir situações, como alergias, diabetes e câncer.

4. Evitar a diabetes

As fibras, presentes em ótimas quantidades na farinha de berinjela, diminuem a velocidade de absorção do açúcar dos alimentos, equilibrando os níveis de glicose e insulina no sangue e evitando, assim, a resistência à insulina e diabetes.

5. Combater a prisão de ventre

A farinha de berinjela ajuda a combater a prisão de ventre, porque é rica em fibra solúvel, um tipo de fibra que absorve água para o intestino, hidratando e facilitando a eliminação das fezes. Veja uma lista de alimentos ricos em fibras solúveis.

6. Prevenir doenças cardiovasculares

Os antioxidantes presentes na farinha de berinjela possuem propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias que preservam a saúde das artérias e promovem o relaxamento dos vasos, facilitando a circulação de sangue e prevenindo o surgimento de doenças, como derrame e infarto.

Além disso, a farinha de berinjela também é rica em potássio, um mineral que ajuda a eliminar o excesso de sódio do organismo, prevenindo o surgimento da pressão alta. Conheça outros alimentos ricos em potássio.

7. Evitar o câncer de intestino

As fibras presentes na farinha de berinjela servem de alimento para fortalecer as bactérias benéficas no intestino, equilibram a saúde da flora intestinal, e evitando o surgimento do câncer de intestino.

8. Melhorar o humor

A farinha de berinjela é rica em magnésio, que é um mineral importante para a produção de serotonina, um neurotransmissor responsável por diminuir a ansiedade e melhorar o humor.

Como fazer a farinha de berinjela

Fazer a farinha de berinjela é muito simples e pode ser feito em casa. O passo a passo para fazer a farinha de berinjela é:

  1. Lavar bem e secar 1 kg de berinjela;
  2. Fatiar as berinjelas, com a casca, com cerca de 4 mm de espessura e colocar em um tabuleiro  com papel alumínio;
  3. Levar as fatias de berinjela ao forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 2 horas ou até ela desidratar completamente, mas sem queimar;
  4. Após amornar, esfarelar as berinjelas, na mão, e bater em um mixer ou no liquidificador até se transformar em farinha.

É importante guardar a farinha de berinjela em temperatura ambiente em um recipiente limpo e seco e com boa vedação. Esta farinha dura cerca de 1 mês.

Tabela de informação nutricional

A tabela a seguir contém a informação nutricional de 100 g, o equivalente a 8 colheres de sopa, de farinha de berinjela:

Componentes

100 g (8 colheres de sopa) de farinha de berinjela

Energia

162 calorias

Carboidratos

23 g

Fibras

39,2 g

Proteínas

13,3 g

Gorduras

1,9 g

Magnésio

158 mg

Potássio

2396 mg

Cálcio

130,9 mg

Manganês

2,5 mg

Para se obter os benefícios com o consumo da farinha de berinjela, é fundamental manter uma alimentação saudável e variada e praticar atividades físicas regularmente.

Como usar a farinha de berinjela 

A farinha de berinjela pode ser adicionada em iogurtes, sucos, sopas, saladas e frutas. Além disso, a farinha de berinjela também pode ser usada em preparações, como panquecas, bolos, biscoitos e pães.

Receitas com farinha de berinjela 

Algumas receitas saudáveis e simples com a farinha de berinjela incluem pão, panqueca e bolo.

1. Pão low carb com farinha de berinjela

Ingredientes:

  • 6 ovos de galinha;
  • 8 colheres de sopa de farinha de berinjela;
  • 6 colheres de sopa de sementes de gergelim triturado;
  • 5 colheres de sopa de queijo parmesão ralado;
  • 1 colher de café de sal;
  • 4 colheres de sopa de água;
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó.

Modo de preparo:

Em uma tigela, colocar os ovos e bater levemente com um garfo para misturar. Acrescentar a farinha de berinjela, o gergelim e o queijo parmesão e misturar bem com uma colher, ou espátula. Adicionar o sal, a água e misturar um pouco mais. Por fim, colocar o fermento em pó e misturar delicadamente.

Despejar essa massa em uma forma de pão untada e levar ao forno pré-aquecido a 180 ºC por 30 minutos ou até o pão ficar bem firme e dourado. Aguardar amornar, desinformar e servir em seguida.

2. Panqueca com farinha de berinjela

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de farinha de berinjela;
  • 1 colher de sopa de requeijão;
  • 1 ovo.

Modo de preparo:

Em uma tigela, colocar todos os ingredientes e misturar bem com um garfo. Aquecer uma frigideira antiaderente e despejar a massa da panqueca, deixando cozinhar até ficar dourada. Virar a panqueca e cozinhar do outro lado. Desligar o fogo e servir em seguida.

3. Bolo de laranja com farinha de berinjela

Ingredientes:

  • 3 ovos;
  • 1 xícara de farinha de berinjela;
  • 1 xícara de amido de milho;
  • 1/2 xícara de açúcar mascavo;
  • 3 colheres de manteiga;
  • 1 copo de suco de laranja;
  • Raspas da casca da laranja;
  • 1 colher de fermento químico em pó.

Modo de preparo:

Em uma batedeira, bater os ovos, o açúcar e a manteiga. Depois, acrescentar o amido de milho, a farinha de berinjela e mexer bem com uma colher, ou espátula. Adicionar aos poucos o suco de laranja, as raspas e, por último, colocar o fermento, mexendo delicadamente.

Transferir a massa para um tabuleiro untado e levar para assar no forno pré-aquecido a 180 ºC durante cerca de 30 minutos. Aguardar amornar, desinformar e servir.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Karla S. Leal - Nutricionista, em maio de 2022. Revisão clínica por Tatiana Zanin - Nutricionista, em maio de 2022.

Bibliografia

  • SCORSATTO, Mauara et al.. Effect of Eggplant Flour (Solanum melongena L.) associated with hypoenergetic diet on antioxidant status in overweight women - a randomised clinical trial. International Journal of Food Science and Tecnology. Vol54. 6.ed; 1-8, 2019
  • BERNAUD, S, R, Fernanda; RODRIGUES, C, Ticiana. Fibra alimentar: ingestão adequada e efeitos sobre a saúde do metabolismo. Arquivo Brasileiro de Encocrinologia e metabologia. Vol.57. 6.ed; 397-405, 2013
Mostrar bibliografia completa
  • BERNAUD, S, R, Fernanda; RODRIGUES, C, Ticiana. Fibra alimentar: ingestão adequada e efeitos sobre a saúde do metabolismo. Arquivo Brasileiro de Encocrinologia e metabologia. Vol.57. 6.ed; 397-405, 2013
  • SCORSATTO, Mauara et al. Avaliação de Compostos Bioativos, Composição Físico-Química e Atividade Antioxidante In Vitro da Farinha de Berinjela. International Journal of Cardiovascular Sciences. Vol.30. 3.Ed; 235-242, 2017
  • SCORSATTO, Mauara et al. Avaliação de Compostos Bioativos, Composição Físico-Química e Atividade Antioxidante In Vitro da Farinha de Berinjela. International Journal of Cardiovascular Sciences. Vol.30. 3.Ed; 235-242, 2017
  • UTHUMPORN, U. et al. Physico-chemical and Antioxidant Properties of Eggplant Flour as a Functional Ingredient. Advance Journal of Food Science and Technology. Vol.12. 5.ed; 235-243, 2016
  • UTHUMPORN, U. et al. Physico-chemical and Antioxidant Properties of Eggplant Flour as a Functional Ingredient. Advance Journal of Food Science and Technology. Vol.12. 5.ed; 235-243, 2016
Revisão clínica:
Tatiana Zanin
Nutricionista
Formada pela Universidade Católica de Santos em 2001, com registro profissional no CRN-3 nº 15097.

Tuasaude no Youtube

  • Emagreça e reduza o colesterol com PASTA DE BERINJELA

    03:54 | 42082 visualizações
  • 3 passos para emagrecer e perder barriga

    04:58 | 1330765 visualizações