Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Exercícios para fortalecer o abdômen após o Parto

Os exercícios para o pós-parto ajudam a emagrecer e a melhorar a postura, mas só devem ser realizados após a liberação do obstetra pelo risco de reabertura dos pontos da cesária ou da episiotomia. No entanto, os exercício de Kegel podem ser realizados logo após o parto e são indicados para combater a incontinência urinária e melhorar o contato íntimo. Veja como fazer os exercícios de kegel.

Exercícios na água, como natação e hidroginástica, só devem ser iniciados após 60 a 90 dias após o parto, pois a água poderá causar alguma infecção uterina.

Os 3 exercícios para o pós-parto que indicamos a seguir podem ser feitos em casa e são muito úteis para perder barriga porque fortalecem os músculos abdominais, sendo também muito úteis para prevenir e tratar a dor nas costas causada pela flacidez da barriga e a má postura. Leia mais em: Como fortalecer o abdômen depois do parto.

Exercício 1 - Abdominal com bola

Exercícios para fortalecer o abdômen após o Parto

Neste exercício deve-se ficar parada na posição que mostra a imagem 3 durante 1 minuto, contraindo sempre os músculos abdominais.

Exercício 2 - Ponte

Deve-se ficar deitada de barriga para cima e então elevar o quadril do chão, como mostra a imagem 1, mas sem encostar o bumbum no chão. Deve-se fazer este exercício de forma contínua durante 1 minuto.

Exercício 3 - Prancha

Deve-se ficar deitada de barriga para baixo e então elevar o corpo mantendo a sustentação, apoiando somente os antebraços e as pontas dos pés. Deve-se ficar parada nesta posição entre 30 a 60 segundos . Assista o vídeo para saber como fazer:

Assim que terminar um exercício, deve-se começar logo o outro, totalizando 3 minutos de exercícios. Nos primeiros dias os 3 minutos bastam, mas com o passar do tempo é necessário aumentar a duração do exercício.

Estes exercícios são ótimos para o pós-parto porque não gastam muitas calorias e por isso não devem interferir na produção de leite materno, não atrapalhando a amamentação. Mas se sentir algum desconforto ou houver perda de sangue pela vagina, deve parar de realizar o exercício imediatamente, e informar o médico desta situação.

Outras soluções para fortalecer a barriga depois do parto

  • Usar cinta

A mulher pode usar uma cinta abdominal já que dá mais segurança ao movimentar e melhora a aparência da silhueta. Porém, deve evitar usar cinta o tempo todo, especialmente durante a prática de exercício físico e enquanto dorme, pois impede que os músculos da barriga se contraiam retardando a recuperação. Veja alguns exemplos de cinta em: Cinta modeladora pós-parto.

Além disso, não deve usar cintas modeladoras com a intenção de afinar a cintura e perder gordura abdominal, pois estas na verdade impedem a contração natural dos músculos do abdômen e provocam fraqueza e flacidez na barriga. Veja quando deve usar cinta em Cinta modeladora afina a cintura?.

  • Manter a boa postura

Para a barriga ficar mais dura é necessário manter diariamente uma postura corporal correta, mantendo a barriga contraída, fazendo força na zona abdominal e, levando o umbigo para as costas. Essa contração deve ser mantida constantemente, como se a mulher estivesse encolhendo a barriga ligeiramente.

  • Fazer cirurgia

Quando a mulher mantém o abdômen muito flácido e tem dor nas costas, mesmo fazendo exercício físico, mantendo uma boa postura e moderando o uso da cinta, pode ser necessário realizar uma abdominoplastia.

Nesta cirurgia, além de se costurar os músculos da barriga, reposicionando a parede abdominal, também é removido o excesso de pele e gordura da barriga. Leia mais em: Abdominoplastia.

Leia também:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...