Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Exercícios para deixar de falar pelo nariz

Quando as pessoas falam palavras com vogais orais e ocorre um desvio de fluxo de ar para a cavidade nasal, ficam com uma voz nasalada. Em alguns casos, a voz nasalada pode ser corrigida com exercícios.

O palato mole é a região onde se vai fazer a regulação da ressonância nasal. Algumas pessoas nascem já com a configuração do palato mole diferente e algumas pessoas acabam tendo mais ressonância no nariz, ficando com uma voz mais nasal. Nestes casos, deve-se procurar um fonoaudiólogo, para que seja indicado o melhor tratamento.

Exercícios para deixar de falar pelo nariz

1. Falar sílabas de nariz tampado

Um exercício que se pode fazer é tampar o nariz e dizer algumas sílabas, com sons orais:

"Sa se si so su"

"Pa pe pi po pu"

"La le li lo lu"

Quando se fala este tipo de sons, que são os sons orais, o fluxo de ar deve sair pela boca e não pela cavidade nasal. Assim, pode-se repetir estas sílabas várias vezes até deixar de sentir vibração no nariz.

Outra forma de verificar se o exercício está a ser realizado corretamente, é colocar um espelho po baixo do nariz enquanto se dizem as sílabas, para verificar se sai ar pelo nariz. Caso ele fique embaçado, significa que está a sair ar pelo nariz e que as sílabas não estão a ser faladas corretamente.

2. Repetir uma frase com o nariz tampado

Uma outra forma de verificar se a pessoa fala pelo nariz é falar uma frase em que a ressonância da voz deve ser oral e depois tentar repeti-la exatamente da mesma forma, sem se perceber mudanças:

"Papai foi sair"

"O Luís levou o lápis"

Se o som for igual, significa que a pessoa falou corretamente e controlou corretamente a saída de ar. Caso contrário, significa que a pessoa pode estar a falar pelo nariz.

Para aperfeiçoar a voz, pode-se repetir este exercício várias vezes, tentando controlar a saída de ar de forma a dizer a frase da mesma forma com e sem o nariz tampado.

3. Trabalhar o palato mole

Outro exercício que pode ajudar a corrigir a voz nasal é dizer as seguintes sílabas, que so devem sair pela boca:

"Ká ké ki ko ku"

Repetir a sílaba "ká" com intensidade, ajuda a trabalhar o palato mole, melhorando a regulação da saída do ar pela boca ou nariz. Pode-se também ir tampando e o nariz, de forma a perceber se o som está a sair corretamente.

Veja também exercícios que ajudam a melhorar a dicção.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem