4 exercícios para engrossar a voz

Os exercícios para engrossar a voz só devem ser realizados se existir essa necessidade. É importante que a pessoa reflita se precisa de ter a voz mais grave, já que pode não combinar com a pessoa ou até lhe fazer mal, já que algumas pessoas podem tentar forçar demais a voz ou gritar.

Estes exercícios devem ser realizados sob a supervisão de um fonoaudiólogo, para que sejam executados de forma correta e de forma a evitar lesões. Além disso, praticar exercícios para melhorar a dicção, podem ajudar a ter uma voz mais clara e precisa. Veja como melhorar a dicção com exercícios.

4 exercícios para engrossar a voz

1. Bocejar emitindo vogais

Antes de realizar os exercícios propriamente ditos para engrossar a voz, deve-se aquecer primeiro as cordas vocais. Para isso, um dos exercícios que se pode fazer, que também ajuda a abaixar a laringe é bocejar com o som da vogal A por exemplo.

2. Sucção com som

Outro exercício que se pode fazer é respirar profundamente e de seguida fazer uma sucção, como se fosse um fio de esparguete, evitando fazer muito esforço, segurando um pouquinho o ar e no fim soltar o ar emitindo um som "Aaahh" ou "Ooohh". Devem-se fazer 10 repetições, descansar e fazer mais 10, bebendo um pouco de água entre cada repetição e realizar este exercício todos os dias.

3. Emitir sons graves

Um outro exercício que ajuda a engrossar a voz é emitir os sons "oh oh oh" em um tom mais grave que se conseguir, repetindo 10 vezes, podendo-se acrescentar uma frase no fim, entre cada repetição.

4. Imitar um som específico

Inspirar fundo e procurar fazer o som característico de quando se sopra num cano. Deve-se imitar esse som sem a preocupação de o fazer soar muito alto, tentando prestar atenção na vibração da cabeça, e procurar encontrar este ponto, repetindo de 7 a 10 vezes, uma vez ao dia.

Outra forma de ajustar a voz é experimentar ir falando em diferentes tons de voz, projetando-a e percebendo que a voz é moldável e permite à pessoa falar em diferentes tons.

Esta informação foi útil?
Atualizado por Manuel Reis, Enfermeiro em Abril de 2021. Revisão clínica por Rosa Maria Rodriguez Antonio, Fonoaudióloga em Agosto de 2019.

Bibliografia

  • REVISTA CIENTÍFICA DE LA UNIVERSIDAD DE CIENFUEGOS . 38 EJERCICIOS DE RESPIRACIÓN EN LA REHABILITACIÓN FONOARTICULAR. PROPUESTAS PARA LA PRÁCTICA E. 2017. Disponível em: <http://scielo.sld.cu/pdf/rus/v9n2/rus38217.pdf>. Acesso em 06 Jan 2022
  • Teatro, la voz practicada. 2013. Disponível em: <http://www.artescena.cl/wp-content/uploads/2017/12/TEATRO-LA-VOZ-PRACTICADA.pdf>. Acesso em 06 Jan 2022
Mais sobre este assunto: