Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Exercícios de propriocepção para recuperação do tornozelo

Os exercícios de propriocepção promovem a recuperação de lesões nas articulações ou ligamentos porque obrigam o corpo a adaptar-se à lesão evitando que se esforce muito o local afetado nas atividades diárias, como caminhar ou subir escadas, por exemplo.

Estes exercícios devem ser feitos diariamente, entre 1 a 6 meses, até que se seja capaz de fazer os exercícios sem perder o equilíbrio ou até indicação do ortopedista ou fisioterapeuta.

Geralmente, a propriocepção é utilizada na recuperação de lesões esportivas como pancadas nas articulações, contraturas ou distensão muscular porque permite que o atleta continue a treinar sem afetar o local lesado. Além disso, estes exercícios também são indicados na fase final da recuperação após cirurgias ortopédicas ou nas lesões mais simples, como entorse do pé.

Como fazer exercícios de propriocepção para o tornozelo

Exercício 1
Exercício 1
Exercício 2
Exercício 2

Alguns exercícios de propriocepção utilizados na recuperação de lesões no tornozelo incluem:

  • Exercício 1: Ficar de pé, apoiando o pé com o tornozelo lesionado no chão e fechar os olhos, mantendo essa posição por 30 segundos e repetindo 3 vezes;
  • Exercício 2: Ficar de pé, apoiando o pé com o tornozelo lesionado no chão e, com os olhos abertos, tocar com uma das mãos em vários pontos do chão a diferentes distâncias. Repetir este exercício durante, pelo menos, 30 segundos;
  • Exercício 3: Ficar de pé, apoiando o pé com o tornozelo lesionado num bola meio cheia, levantar o outro pé do chão e tentar manter o equilíbrio por 30 segundos. Para conseguir fazer este exercício basta esvaziar uma bola de futebol ou encher a bola até metade da sua capacidade.

Estes exercícios devem ser orientados por um fisioterapeuta para adaptar o exercício à lesão específica e adequar à fase de evolução da recuperação, aumentando os resultados.

Descubra como utilizar a propriocepção na recuperação de outras lesões em:

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem