Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Exercícios de propriocepção para recuperação do ombro

Os exercícios de propriocepção aceleram a recuperação de lesões na articulação, ligamentos, músculos ou tendões do ombro porque ajudam o corpo a adaptar-se ao membro afetado, evitando a realização de esforços desnecessários durante atividades diárias, como movimentar o braço, pegar objetos ou limpar a casa, por exemplo.

Normalmente, os exercícios de propriocepção do ombro devem feitos diariamente entre 1 a 6 meses, até que se seja capaz de fazer os exercícios sem dificuldade ou até indicação do ortopedista ou fisioterapeuta.

A propriocepção do ombro é utilizada não só na recuperação de lesões esportivas como pancadas, luxação ou bursite, mas na recuperação de cirurgias ortopédicas ou nas lesões mais simples, como tendinite do ombro, por exemplo.

Exercício 1Exercício 1
Exercício 2Exercício 2
Exercício 3Exercício 3

Como fazer exercícios de propriocepção para o ombro

Alguns exercícios de propriocepção utilizados na recuperação do ombro incluem:

  • Exercício 1: Ficar em posição de quatro apoios, como mostra a imagem 1, depois levantar o braço sem a lesão, fechar os olhos e manter a posição durante 30 segundos, repetindo por 3 vezes;
  • Exercício 2: Ficar de pé em frente a uma parede e com uma bola de tênis na mão do ombro afetado. Depois levantar um pé e manter o equilíbrio, enquanto se atira a bola contra a parede 20 vezes. Repetir o exercício 4 vezes e, em cada vez, trocar o pé que está levantado;
  • Exercício 3: Ficar de pé e segurar, com o braço do ombro afetado, uma bola de futebol contra uma parede, como mostra a imagem 2. Depois, fazer movimentos de rotação com a bola, evitando dobrar o braço, durante 30 segundos e repetir 3 vezes.

Estes exercícios devem, sempre que possível, ser orientados por um fisioterapeuta para adaptar o exercício à lesão específica e adequar à fase de evolução da recuperação, aumentando os resultados.

Veja como este tipo de exercícios pode ajudar na recuperação de outras lesões em:

Mais sobre este assunto:
Carregando
...