Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Exercícios de hidroginástica para gestantes

Alguns exercícios de hidroginástica para gestantes incluem andar, correr, levantar os joelhos ou bater as pernas, mantendo sempre o corpo dentro da água e, podem ser feitos pela maioria das gestantes. 

A hidroginástica, na maioria dos casos, está indicada a partir dos 3 meses de gestação, que é o período em diminui o risco de abortar e, normalmente pode ser praticada até ao final da gestação, porém antes de iniciar a prática de hidroginástica, a mulher deve consultar o obstetra. 

Geralmente, a grávida deve fazer hidroginástica 2 a 3 vezes por semana durante cerca de 45 minutos, pois leva ao aumento da mobilidade dos músculos e das articulações, ajudando a manter o peso corporal controlado e o equilíbrio e, ajudando no desenvolvimento saudável do bebê e facilitando o trabalho de parto.

Alguns exercícios que podem ser feitos durante a aula incluem:

  • Exercício 1

Exercício 1 Exercício 1

Manter-se em pé e caminhar dentro de água, mantendo os braços fora da água fazendo 90 graus com os cotovelos e procurando juntá-los à frente

  • Exercício 2

Exercício 2Exercício 2

Com o corpo imerso na água, a gestante deve encostar os braços junto às coxas e, abrir e fechar os braços o mais rápido possível

  • Exercício 3

Exercício 3Exercício 3

A mulher deve-se agarrar na borda da piscina e bater as pernas com os pés introduzidos dentro da água;

  • Exercício 4

Exercício 4Exercício 4

Correr dentro de água sem sair do local, levantando os joelhos em direção ao peito

Os exercícios de hidroginástica podem ser feitos com auxilio de material, como caneleira, macarrão de piscina, elástico ou halteres, de acordo com o objetivo do exercício, sendo que o uso de material, na maioria dos casos dificulta o exercício.

Principais benefícios 

A hidroginástica é uma atividade física, que tem imensas vantagens para a grávida, como:

  • Alivia e previne a dor nas costas, que ocorre devido ao peso da barriga;
  • Promove o relaxamento físico e mental, diminuindo a ansiedade e estresse;
  • Fortalece os músculos, incluindo os músculos do períneo, que é importante no momento do parto normal;
  • Ajuda a controlar o peso dentro do adequado;
  • Contribui para um sono mais calmo e profundo;
  • Melhora a circulação, pois a posição adotada dentro de água promove o retorno venoso;
  • Aumenta o equilíbrio corporal.

Além destas vantagens, o fato da hidroginástica ser feita dentro de água, facilita os movimentos, pois há sensação de menor peso corporal, além de levar à diminuição do impacto para as articulações, principalmente dos joelhos.

Embora a hidroginástica seja benéfica para a maioria das gestantes, também tem a desvantagem de aumentar as chances de desenvolver infeções urinárias e, por isso, é importante escolher uma piscina que realize diariamente a limpeza da água.

Além da atividade física, a grávida deve fazer uma alimentação equilibrada e adequado às suas necessidades. Assista ao vídeo para saber como se alimentar. 

Mais sobre este assunto:


Carregando
...