Etomidato: para que serve, como usar e efeitos colaterais

Atualizado em setembro 2023

Etomidato é um remédio hipnótico indicado para induzir a anestesia geral, podendo ser usado juntamente com anestésico inalatórios, ou pode ser usado como anestésico geral em cirurgias de pequena duração ou procedimentos diagnósticos, por exemplo.

Esse remédio é encontrado na forma de solução injetável de 2 mg/mL com o nome comercial Hypnomidate e age de forma rápida deprimindo o sistema nervoso central e promovendo a perda de consciência cerca de 30 a 60 segundos após sua aplicação.

O etomidato é usado somente em hospitais, com aplicação diretamente na veia pelo anestesista, e com doses individualizadas calculadas de acordo com o peso corporal.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O etomidato é indicado para:

  • Indução da anestesia geral que pode ser mantida com anestésicos inalatórios;
  • Anestesia geral em procedimentos diagnósticos;
  • Anestesia geral em cirurgias ou procedimentos médicos de curta duração, como intubação traqueal, curetagem, conização cervical ou cardioversão;

A uso do etomidato é feito apenas em hospitais pelo anestesista que deve calcular a dose de forma individualizada, além da avaliação do uso de outros anestésicos, o que depende do tempo da cirurgia.

Como usar

O etomidato deve ser usado através de injeção aplicada diretamente na veia (intravenoso) pelo anestesista no hospital.

A dose deve ser calculada pelo anestesista, sendo que para adultos varia entre 0,2 e 0,3 mg/kg de peso corporal, para obter um efeito anestésico de 4 a 5 minutos.

Como o etomidato não tem efeito analgésico, o médico pode aplicar 1 a 2 mL de fentanila na veia, 1 a 2 minutos antes de aplicar o etomidato.

Para crianças e idosos, as doses podem ser diferentes para que se tenha a mesma duração e profundidade do sono induzido por esse anestésico.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns do etomidato são diminuição da pressão arterial, dificuldade para respirar ou respiração lenta, rigidez muscular, dificuldade para controlar os movimentos do corpo ou dos olhos, vômitos, náuseas e urticária na pele.

Além disso, também pode ocorrer vermelhidão, dor ou inchaço no local da injeção.

Quem não deve usar

O etomidato não deve ser usado por para pessoas que tenham alergia a qualquer componente da solução injetável.

Durante a gravidez, o etomidato só deve ser usado com indicação do anestesista.

Já durante a lactação, é recomendado interromper a amamentação por aproximadamente 24 horas, após a aplicação do etomidato, pois pode passar para o bebê através do leite materno, não sendo seus efeitos conhecidos.