Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que fazer para estimular a ovulação

A ovulação corresponde ao momento em que o óvulo é liberado pelo ovário e se torna maduro, permitindo a fecundação pelo espermatozóide e iniciando, assim, a gravidez. Saiba tudo sobre a ovulação.

Saber como estimular a ovulação é importante para quem quer engravidar e não consegue devido à ovulação irregular ou falta dela e síndrome dos ovários policísticos, por exemplo. Veja quais são os remédios caseiros para ovário policístico.

Como estimular a ovulação naturalmente

Uma das opções naturais para estimular a ovulação é aumentar o consumo de inhame, que pode ser consumido na carne ensopada, sopas e chá, sendo esta última forma a que potencializa mais as propriedades do alimento.

Para estimular a ovulação naturalmente, pode-se aumentar o consumo de inhame. O inhame pode ser consumido cozido na carne ensopada ou em sopas. Mas, para potencializar o seu efeito, aconselha-se tomar também o chá da casca de inhame.

O que fazer para estimular a ovulação

Chá de inhame

O inhame possui um fito-hormônio chamado diosgenina, que no organismo é transformado em DHEA e estimula a liberação de mais de 1 óvulo pelos ovários, aumentando assim as chances de gravidez. Mas, além disso, é preciso seguir uma boa alimentação e praticar atividade física regularmente.

Apesar de não haver publicações científicas que comprovem que o inhame esteja diretamente relacionado à fertilidade, este assunto vem sendo estudado por inúmeros cientistas, pois já foi observado que, ao ingerir mais inhame, as mulheres ficam mais fecundas.

Ingredientes

  • casca de 1 inhame
  • 1 copo de água

Modo de preparo

Coloque a casca do inhame numa panela com água e deixe ferver por 5 minutos. Tape a panela, deixe esfriar, coe e beba a seguir. Recomenda-se tomar o chá em jejum até começar a ovular. Para saber quando está ovulando é recomendado realizar um teste de ovulação. Saiba como fazer o teste de ovulação.

Outras opções naturais

Além do inhame, a soja e a erva cado-mariano são capazes de estimular a ovulação por promoverem o aumento da produção de estrogênio. Além disso, adotar práticas saudáveis, como alimentação balanceada e prática de exercícios físicos, podem facilitar a ocorrência da ovulação. Saiba quais são outros benefícios da soja e do cardo-mariano.

Remédio para estimular a ovulação

Os remédios utilizados para estimular a ovulação tem como objetivo amadurecer os óvulos, tornando a mulher fértil e capaz de gerar um bebê. Os medicamentos mais recomendados são a Gonadotrofina sintética e o Clomifeno (Clomid), no entanto, devido aos seus possíveis efeitos adversos, que variam desde a retenção de líquidos até o câncer de ovário, devem ser utilizados somente sob orientação médica.

Geralmente, a ovulação ocorre 7 dias depois de parar de tomar o medicamento, período em que se deve aumentar o número de relações. Por volta de 15 dias após a interrupção do uso do medicamento, deve ocorrer a descida da menstruação. Caso isto não ocorra, deve-se realizar um teste de gravidez.

Estes ciclos de tratamentos devem ser feitos mensalmente e repetidos por um número máximo de 6 vezes, para evitar que a mulher sofra de uma hiperestimulação ovárica, uma complicação que pode ser fatal.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...