Esquizofrenia hebefrênica: o que é, sintomas, causas e tratamento

A esquizofrenia hebefrênica, também chamada de esquizofrenia desorganizada, é um tipo de esquizofrenia caracterizado por sintomas como falar sem sentido, risos ou expressões faciais inapropriadas e comportamentos ingênuos ou irresponsáveis.

Embora a classificação da esquizofrenia em tipos não seja atualmente muito utilizada, a esquizofrenia hebefrênica parece afetar principalmente adolescentes e adultos jovens. Entenda melhor o que é esquizofrenia e os tipos.

Em caso de suspeita de esquizofrenia hebefrênica, é recomendado consultar um psiquiatra. O tratamento é feito principalmente com medicamentos antipsicóticos, assim como para outros tipos de esquizofrenia.

Mulher conversando com o psiquiatra na consulta

Principais sintomas

Os principais sintomas de esquizofrenia hebefrênica são:

  • Falar e/ou responder de forma sem sentido ou inapropriada;
  • Rir ou fazer caretas sem um motivo aparente;
  • Agir sem pensar nas consequências ou de forma ingênua;
  • Dificuldade para agir com um objetivo;
  • Comportamento irresponsável e imprevisível;
  • Alucinações e/ou delírios, em alguns casos.

A pessoa com esquizofrenia hebefrênica tende a apresentar um comportamento infantil e a organização do seu pensamento pode ser tão afetada que, nos casos mais graves, é impossível compreendê-la em uma conversa.

Leia também: 10 sintomas de esquizofrenia, como descobrir (e o que fazer) tuasaude.com/esquizofrenia-sintomas

Devido à dificuldade para agir com um objetivo, a esquizofrenia hebefrênica pode fazer com que a pessoa se isole, além de prejudicá-la em suas tarefas diárias e autocuidados. Assim, é comum existir descuido com a aparência, higiene pessoal e/ou alimentação, por exemplo.

Como confirmar o diagnóstico

O diagnóstico de esquizofrenia hebefrênica é feito pelo psiquiatra baseado nos sintomas apresentados pela pessoa, que são característicos desta condição, as consequências para a sua vida pessoal e/ou profissional e seu histórico de saúde.  

Caso deseje marcar uma consulta, encontre um psiquiatra mais próximo de você utilizando a ferramenta abaixo:

Marcar consulta Parceria com Rede D'Or disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

No entanto, a classificação da esquizofrenia em diferentes tipos, como a esquizofrenia hebefrênica, também conhecida como esquizofrenia desorganizada, atualmente não é muito utilizada.

Embora exista a classificação da esquizofrenia em diferentes tipos, como a esquizofrenia hebefrênica, atualmente não é muito usada e não interfere no diagnóstico dessa condição.

Leia também: Tipos de esquizofrenia, sintomas (e tratamento) tuasaude.com/tipos-de-esquizofrenia

Possíveis causas

Não se conhece a causa exata da esquizofrenia hebefrênica, mas se acredita que existe uma predisposição genética e uma influência do histórico de saúde da pessoa e suas experiências de vida no seu desenvolvimento.

A esquizofrenia hebefrênica parece ser mais frequente em adolescentes e adultos jovens. Além disso, de forma geral, o risco de esquizofrenia é maior em caso de histórico familiar dessa condição e em pessoas que passaram por experiências traumáticas na infância, por exemplo. 

Como é feito o tratamento

Assim como para outros tipos de esquizofrenia, o tratamento da esquizofrenia hebefrênica é feito principalmente com medicamentos antipsicóticos e sessões de psicoterapia para tentar controlar os sintomas, sendo importante também o apoio de familiares e amigos.

Leia também: 5 opções de tratamento para esquizofrenia tuasaude.com/tratamento-para-esquizofrenia

Especialmente nos casos de esquizofrenia em que não se conseguiu controlar os sintomas com outras opções de tratamento, o médico também pode indicar a terapia eletroconvulsiva. Confira o que é a terapia eletroconvulsiva e como é feita.

Além disso, caso existam outros problemas de saúde mental, também é importante que o seu tratamento seja feito de acordo com a orientação do médico.

Esquizofrenia hebefrênica tem cura?

A esquizofrenia hebefrênica pode ter cura em alguns casos, mas a maioria das pessoas normalmente não apresenta uma melhora completa dos sintomas ao longo da vida. Mesmo nestes casos, o tratamento é importante, porque pode ajudar a aliviar os sintomas.