Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Espinha bífida oculta

A espinha bífida oculta é uma malformação congênita que se desenvolve no bebê no primeiro mês de gravidez e que se caracteriza pelo fechamento incompleto da coluna vertebral. Normalmente ela passa despercebida, no entanto, um dos sintomas é o crescimento de um tufo de cabelo nas costas da criança.

A espinha bífida oculta em L5 ou a espinha bífida oculta em S1 são exemplos do local na coluna vertebral onde a espinha bífida se formou. O diagnóstico da espinha bífida oculta pode ser feito através do ultrassom realizado na gravidez e de uma análise ao líquido amniótico.

Fotos da espinha bífida oculta

Espinha bífida oculta
Espinha bífida oculta

Geralmente, a espinha bífida oculta não causa problemas neurológicos na criança, pois não há envolvimento da medula espinhal e das meninges, que são as estruturas que a protegem, por isso, não é necessário nenhum tipo de tratamento para espinha bífida oculta.

As causas de espinha bífida oculta e cística, que é outro tipo de espinha bífida, são desconhecidas, mas podem surgir devido à ingestão insuficiente de ácido fólico ou do consumo de álcool durante a gravidez, por exemplo.

Diagnóstico da espinha bífida oculta

O diagnóstico da espinha bífida oculta pode ser feito através das ultrassonografias realizadas durante a gravidez e da amniocentese para avaliar a quantidade de alfa-fetoproteína no líquido amniótico, que se encontra muito alta em caso de espinha bífida.

No entanto, ela a espinha bífida oculta também pode ser diagnosticada após o nascimento do bebê, através da observação do aumento de pêlos na região lombar, sendo confirmada pela ressonância magnética. Veja os riscos e os cuidados que se deve ter em: Quando fazer ressonância magnética no bebê.

Sintomas da espinha bífida oculta

Os sintomas da espinha bífida oculta incluem:

  • Formação de uma mancha na pele das costas;
  • Formação de um tufo de cabelo nas costas;
  • Ligeira depressão nas costas, como uma cova;
  • Ligeiro volume devido ao acúmulo de gordura.

Contudo, na maioria dos casos, a espinha bífida oculta passa despercebida.

Tratamento para espinha bífida oculta

O tratamento para espinha bífida oculta, geralmente, não é necessário, pois a criança não apresenta complicações.

Links úteis:

Mais sobre este assunto:


Carregando
...