O derrame pleural pode ser grave e, em alguns casos, representar uma emergência médica, especialmente quando há dificuldade intensa para respirar e dor no peito súbita. Nessas situações, é necessário procurar imediatamente o hospital mais próximo.
Os médicos especialistas no diagnóstico e tratamento da derrame pleural, conforme a ordem de prioridade, são:
1. Pneumologista
O pneumologista é o especialista responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças que afetam os pulmões e a pleura, a membrana que envolve os pulmões.
O pneumologista também trata outras condições como:
- Asma;
- Bronquite;
- Pneumonia;
- Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC);
- Fibrose pulmonar;
- Tuberculose;
- Embolia pulmonar;
- Apneia do sono.
Além disso, o pneumologista pode ajudar em casos de tosse persistente, hemorragia pulmonar e monitoramento de doenças respiratórias crônicas. Conheça mais o que faz o pneumologista.
2. Cardiologista
O cardiologista pode ser necessário quando o derrame pleural está relacionado a problemas cardíacos, como insuficiência cardíaca.
Leia também: Cardiologista: o que é, o que faz e quando consultar tuasaude.com/quando-ir-no-cardiologistaEsse especialista avalia o coração e a circulação, ajudando a identificar se o acúmulo de líquido é consequência de pressão aumentada nas veias que levam o sangue aos pulmões.
3. Infectologista
O infectologista é indicado quando há suspeita de derrame pleural causado por infecções, como pneumonia bacteriana ou tuberculose. Veja quais doenças trata o infectologista.
4. Oncologista
O oncologista pode ser indicado quando o derrame pleural é causado por tumores nos pulmões, ajudando a identificar a origem do câncer e definir o tratamento mais adequado, que pode incluir procedimentos para drenar o líquido.
Leia também: Oncologista: o que é, que doenças trata e quando consultar tuasaude.com/oncologista5. Cirurgião torácico
O cirurgião torácico realiza procedimentos para drenar o líquido pleural, principalmente quando ele é volumoso ou não responde a outros tratamentos.
Esse especialista também atua na biópsia da pleura para investigar a causa do derrame.
Quando consultar o médico
É recomendado procurar um especialista em derrame pleural sempre que surgirem sintomas como:
- Falta de ar ou dificuldade para respirar;
- Dor no peito, especialmente ao respirar fundo;
- Tosse persistente;
- Febre associada a dor no peito;
- Sensação de peso ou pressão no tórax;
- Inchaço em pernas ou tornozelos.
O diagnóstico do derrame pleural envolve exames de imagem, análise do líquido pleural e avaliação das condições que podem ter causado o acúmulo.
Leia também: Derrame pleural: o que é, sintomas, causas e tratamento tuasaude.com/derrame-pleuralO tratamento depende da causa, podendo incluir drenagem do líquido e uso de medicamentos. Em casos graves, a intervenção rápida pode evitar complicações e melhorar a respiração.