Os médicos especialistas no diagnóstico e tratamento da chikungunya, conforme a ordem de prioridade, são:
1. Infectologista
O infectologista é o principal especialista no diagnóstico e tratamento da chikungunya.
O infectologista também trata outras condições, como:
- Dengue;
- Zika;
- Febre amarela;
- Hepatites virais;
- HIV;
- Sarampo;
- Varíola dos macacos;
- Toxoplasmose.
Além disso, o infectologista também atua em surtos e epidemias de doenças infecciosas e auxilia na prevenção por meio de orientações sobre vacinação e controle de vetores. Entenda melhor que doenças trata o infectologista.
2. Clínico geral
O clínico geral avalia os sintomas iniciais e encaminha para o especialista adequado, podendo solicitar exames laboratoriais, prescrever medicamentos para aliviar sintomas e monitorar a evolução da doença.
Leia também: Clínico geral: o que é, o que faz (e quando consultar) tuasaude.com/clinico-geral3. Reumatologista
O reumatologista pode ser consultado se a chikungunya causar dores articulares intensas e prolongadas. Saiba quando consultar o reumatologista.
Esse especialista avalia inflamações nas articulações e orienta sobre tratamentos para reduzir a dor e prevenir complicações a longo prazo.
4. Pediatra
O pediatra é indicado quando a doença acomete crianças, acompanhando a evolução dos sintomas, hidratação e prescrevendo tratamentos adequados para a idade, para minimizar desconfortos e riscos.
Leia também: Pediatra: o que é, o que faz (e quando consultar) tuasaude.com/pediatra5. Geriatra
O geriatra é recomendado para idosos, que podem apresentar maior risco de complicações, para acompanhar a evolução da doença e ajustar o tratamento de acordo com outras condições de saúde.
Quando consultar o médico
É importante procurar um especialista em chikungunya sempre que surgirem sintomas como:
- Febre alta repentina;
- Dores intensas nas articulações;
- Manchas vermelhas na pele;
- Dor de cabeça forte;
- Cansaço extremo ou fraqueza;
- Náuseas ou vômitos;
- Dificuldade para se hidratar;
- Inchaço nas articulações.
O diagnóstico é realizado por meio da avaliação clínica e exames laboratoriais que detectam a presença do vírus, sendo o tratamento focado no alívio dos sintomas, hidratação adequada e acompanhamento para evitar complicações.
Em casos graves, pode ser necessário internação hospitalar para controle da febre e da dor, além de cuidados com possíveis complicações neurológicas ou hemorrágicas. Entenda como é o tratamento da chikungunya.