Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Tratamento com Espuma para eliminar Varizes e Vasinhos

A escleroterapia com espuma densa é um tipo de tratamento que elimina completamente as varizes e os pequenos vasinhos. A técnica consiste em aplicar uma substância esclerosante chamada Polidocanol, em forma de espuma, diretamente nas varizes, até que estas desapareçam.

A escleroterapia com espuma é eficaz nas microvarizes e varizes de até 2 mm, eliminado-as completamente. Nas varizes de maior calibre, este tratamento pode não dar o melhor resultado, mas é capaz de diminuir o seu tamanho, sendo necessária mais de 1 aplicação na mesma variz.

É importante que esse procedimento seja realizado após indicação do cirurgião vascular para evitar a ocorrência de complicações.

Tratamento com Espuma para eliminar Varizes e Vasinhos

Preço da Escleroterapia com espuma

O preço de cada sessão de escleroterapia com espuma varia entre R$ 200 e R$ 300,00 e depende da região a ser tratada e quantidade de varizes. A quantidade de sessões também varia de acordo com a quantidade de varizes que a pessoa quer tratar, sendo normalmente recomendada a realização de 3 a 4 sessões.

Desde 2018, o Sistema Único de Saúde (SUS) passou a disponibilizar gratuitamente o tratamento de varizes com escleroterapia com espuma, no entanto até o momento o tratamento tem sido direcionado para pessoas que possuem mais risco de complicações relacionadas à varize, principalmente aquelas em que há o comprometimento da veia safena, que vai do tornozelo à virilha.

Como é feito o tratamento

Este tratamento é relativamente simples e realizado no consultório médico sem que haja a necessidade de internamento ou anestesia. Apesar de ser um procedimento simples e sem muitas complicações, é importante que a escleroterapia com espuma seja realizada por um médico especialista, de preferência pelo Angiologista.

O tratamento consiste na localização da veia por meio de ultrassom e injeção do medicamento em forma de espuma, que faz com que a veia seja fechada e o sangue redirecionado, melhorando a circulação sanguínea.

Esta terapia causa uma certa dor e desconforto, não só pela picada da agulha, mas pela entrada do medicamento na veia, mas a maioria das pessoas toleram bem esta dor.

Após o tratamento a aplicação da espuma, recomenda-se que a pessoa use meias de compressão elástica, tipo Kendall, para melhorar o retorno venoso e diminuir as chances de aparecer novas varizes. É ainda indicado que a pessoa não se exponha ao sol para evitar que a região fique manchada. Se for mesmo necessário, deve-se usar um filtro solar em toda a área tratada.

Esse tratamento é definitivo?

A eliminação das varizes e pequenos vasinhos com a escleroterapia com espuma é praticamente definitivo porque o vaso tratado não voltará a apresentar variz, no entanto, outras varizes podem surgir porque este também tem uma característica hereditária.

Riscos da escleroterapia com espuma

A escleroterapia com espuma é um procedimento seguro e possui baixos riscos, sendo apenas possível perceber pequenas alterações locais relacionadas à aplicação da espuma, como por exemplo ardência, inchaço ou vermelhidão da região que passam dentro que algumas horas, por exemplo.

Apesar de não oferecer riscos, em alguns casos raros a escleroterapia pode resultar em algumas consequências, como por exemplo trombose venosa profunda e embolia, que pode causar o deslocamento de coágulos pelo corpo e atingir o pulmão, por exemplo. Além disso pode haver reação alérgica grave, formação de feridas de difícil cicatrização ou hiperpigmentação da região.

Por isso, é importante que o cirurgião vascular seja consultado antes da realização da escleroterapia para que sejam avaliados os riscos da realização desse procedimento.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto. Não lhe iremos responder directamente. Se quiser uma resposta clique em Contato.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:
Carregando
...
Fechar

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem