Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é a Epispadia e como Tratar

A epispádia é um defeito raro dos genitais, que pode surgir tanto em meninos como em meninas, sendo identificada logo na infância. Essa alteração faz com que a abertura da uretra, o canal que transporta a urina da bexiga para fora do corpo, não esteja localizado no lugar certo, fazendo com que a urina por um buraco na parte superior do órgão genital.

Embora ambas sejam alterações na abertura da uretra, a epispadia é mais rara que a hipospadia, na qual a abertura da uretra está na região inferior do órgão genital. Entenda melhor o que é a hipospadia e como tratar.

O que é a Epispadia e como Tratar

1. Epispadia masculina

A epispadia masculina, também conhecida como epispadia peniana, pode ser classificada em epispadia distal, em que a abertura anormal da uretra se encontra perto da glande, ou epispadia total, quando a uretra se abre na base do órgão masculino e forma uma fenda até à ponta do genital.

Os sinais e sintomas da epispadia nos menino incluem:

  • Órgão curto, largo e com uma curvatura anormal para cima;
  • Presença de uma fenda na parte superior do pênis por onde sai a urina;
  • Incontinência urinária;
  • Infecções urinárias constantes;
  • Osso da bacia alargado.

Nos casos em que o problema não é corrigido na infância, os meninos na puberdade podem ter problemas na ejaculação e apresentar infertilidade.

2. Epispadia feminina

A epispadia feminina é muito rara e caracteriza-se, geralmente, pela abertura da uretra junto do clitóris, acima dos grandes lábios, sendo que alguns sintomas da epispadia em meninas podem ser:

  • Clitóris dividido em dois;
  • Refluxo da urina para a bexiga;
  • Incontinência urinária;
  • Infecções urinárias;
  • Osso da bacia alargado. 

O diagnóstico da epispadia feminina é mais difícil que nos meninos, o que pode provocar lesões graves na bexiga e na região genital. Dessa forma, é sempre recomendado que o pediatra faça uma avaliação da região genital durante a infância, para garantir que a menina se está desenvolvendo corretamente.

O que causa a Epispadia

A formação dos órgãos genitais é um processo bastante complexo que acontece durante a gestação e, por isso, qualquer pequena alteração pode causar um defeito. Normalmente, a epispadia é resultado de uma alteração na formação dos genitais durante a gestação, não podendo ser prevista ou evitada.

Como é feito o tratamento

O tratamento da epispadia consiste em fazer uma cirurgia para corrigir o defeito nos órgãos genitais e deve ser realizada logo na infância.

No caso dos meninos, a cirurgia é realizada para colocar abertura da uretra no lugar normal, corrigir a curvatura do pênis e fazer com que o órgão genital mantenha a sua funcionalidade, de forma a não prejudicar as relações sexuais. 

Já nas meninas, a cirurgia é realizada para colocar a abertura da uretra no lugar normal, reconstruir o clitóris e corrigir a incontinência urinária.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...