Somos REDE D'OR
icon de informação icon de telefone 3003-3230
Número disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Hipospádia: o que é, tipos, sintomas e tratamento

Revisão médica: Drª. Beatriz Beltrame
Pediatra
janeiro 2023

A hipospádia é uma malformação da genitália masculina caracterizada pela abertura anormal da uretra embaixo do pênis e não na sua ponta, sendo geralmente identificada logo após o nascimento.

Meninos com hipospádia apresentam a saída de urina pelo local errado e podem notar uma curvatura anormal da genitália quando acontece a ereção do pênis. Além disso, quando não tratada, a hipospádia também pode dificultar ter relações íntimas na vida adulta.

Em caso de suspeita de hipospádia, é importante consultar um urologista ou, em caso de crianças, pediatra. O tratamento da hipospádia geralmente envolve a sua correção por meio de cirurgia que, em crianças, tende a ser feita entre 6 meses e 18 meses de idade.

Imagem ilustrativa número 1

Principais sintomas

Os principais sintomas de hipospádia são:

  • Ausência da abertura da uretra na ponta do pênis;
  • Pele do pênis cobrindo a cabeça do órgão incompletamente;
  • Cabeça do pênis com formato anormal;
  • Curvatura anormal do pênis, quando ereto;
  • Jato de urina que não sai para frente.

Além disso, também é comum que homens com hipospádia sintam desconforto quando o pênis fica ereto e, nos casos mais graves, tenham dificuldade para ter filhos, devido à localização anormal da abertura da uretra, ou mesmo não consigam ter relações íntimas.

A hipospádia normalmente é identificada logo após o nascimento, quando o médico examina o bebê. No entanto, em caso de suspeita é recomendado consultar o urologista ou, em caso de crianças, o pediatra, para confirmar o diagnóstico e iniciar o tratamento adequado.

Tipos de hipospádia

Os principais tipos de hipospádia são:

  • Distal: a abertura da uretra está localizada em algum lugar perto da cabeça do pênis;
  • Peniana: ​​a abertura aparece ao longo do corpo do pênis;
  • Proximal: a abertura da uretra está localizada na região próxima do escroto;
  • Perineal: é o tipo mais raro, em que a abertura da uretra se localiza próxima do ânus.

Na hipospádia, a saída da uretra está localizada embaixo do pênis, o que é diferente do que acontece na epispádia, quando a sua saída está na parte de cima do órgão. Entenda melhor o que é a epispádia.

Tipos de hipospádia
Tipos de hipospádia

Como é feito o tratamento

O tratamento da hipospádia normalmente é feito por meio de cirurgia, sendo normalmente indicado entre os 6 meses e os 18 meses de idade. Além disso, pode ser necessária mais de uma cirurgia até que a correção seja completada.

Durante a cirurgia de hipospádia, a abertura errada da uretra é fechada e uma nova é feita na ponta do pênis, sendo também corrigida a curvatura anormal do órgão, caso exista. 

Normalmente, não é indicado fazer circuncisão antes da cirurgia, porque pode ser necessário utilizar a pele do prepúcio para fazer a reconstrução do pênis.

Como é a recuperação após a cirurgia de hipospádia?

Após a cirurgia, normalmente é colocada uma sonda na uretra que pode necessitar permanecer por alguns dias, mesmo após a alta do hospital. Normalmente, a criança fica internada por 2 a 3 dias, podendo ir para casa logo em seguida, sendo importante evitar esforços, especialmente durante as primeiras semanas após a cirurgia.

Além disso, é importante ficar atento aos sinais de infecção no local da cirurgia, como piora do inchaço, vermelhidão ou dor, por exemplo, sendo importante consultar o cirurgião assim que possível, caso surjam.

Esta informação foi útil?

Atualizado por Manuel Reis - Enfermeiro, em janeiro de 2023. Revisão médica por Drª. Beatriz Beltrame - Pediatra, em maio de 2016.

Bibliografia

  • STATPEARLS. Hypospadias Urogenital Reconstruction. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK564407/>. Acesso em 13 jan 2023
  • BASKIN, Laurence. What Is Hypospadias?. Clin Pediatr (Phila). Vol.56, n.5. 409-418, 2017
Mostrar bibliografia completa
  • CDC. Facts about Hypospadias. Disponível em: <https://www.cdc.gov/ncbddd/birthdefects/hypospadias.html>. Acesso em 13 jan 2023
  • STATPEARLS. Hypospadias. 2022. Disponível em: <https://www.ncbi.nlm.nih.gov/books/NBK482122/>. Acesso em 13 jan 2023
  • HORST, H. J. R; WALL, L. L. Hypospadias, all there is to know. Eur J Pediatr. Vol.176, n.4. 435–441, 2017
  • UROLOGY CARE FOUNDATION. Hypospadias. Disponível em: <https://www.urologyhealth.org/urology-a-z/h/hypospadias>. Acesso em 17 ago 2021
Revisão médica:
Drª. Beatriz Beltrame
Pediatra
Formada pela Faculdade Evangélica de Medicina do Paraná, em 1993 com registro profissional no CRM PR - 14218.