Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o Jet Lag, sintomas e como combater

O jet lag, também chamado de dessincronização, é uma situação que acontece quando há uma desregulação entre os ritmos biol​​​​​​ógicos e do ambiente, sendo frequentemente percebido após uma viagem para um local que possui um fuso horário diferente do habitual. Isso faz com que o corpo precise de um tempo para se adaptar e haja prejuízos para o sono e descanso da pessoa.

No caso do jet lag ser devido a viagens, os sintomas surgem nos 2 primeiros dias de viagem e é caracterizado por cansaço, problema de sono, falta de memória e de concentração. No entanto, estes sintomas também pode surgir nas mães de bebês recém-nascidos, quando a criança está doente e não dorme a noite toda e também em estudantes que passam a noite acordados estudando de madrugada, já que isso faz com que exista uma desregulação entre os ritmos da pessoa e do ambiente.

O que é o Jet Lag, sintomas e como combater

Principais Sintomas do jet lag

Cada pessoa responde diferente às alterações dos ciclos e, por isso, alguns sintomas podem ser mais ou menos intensos ou podem estar presentes em uns e ausentes em outros. De forma geral, alguns dos principais sintomas causados pelo jet lag incluem:

  • Cansaço excessivo;
  • Problemas de sono;
  • Dificuldade de concentração;
  • Ligeiras perdas de memória;
  • Dor de cabeça;
  • Náusea e vômito;
  • Problemas gastrointestinais;
  • Diminuição do estado de alerta;
  • Dor no corpo;
  • Variação de humor.

O fenômeno de Jet Lag acontece porque existe uma alteração no ciclo de 24 horas do corpo devido a mudanças repentinas, sendo mais frequente de ser notado quando se vai de um lugar para outro com horário diferente. O que acontece é que embora o horário seja diferente, o corpo assume que está em casa, funcionando com o horário do costume. Estas mudanças alteram as horas em que se está acordado ou dormindo, resultando em alterações no metabolismo de todo o corpo e levando ao aparecimento dos típicos sintomas de Jet Lag.

Como combater o Jet Lag em viagens

Como o jet lag é mais frequente de acontecer em viagens, há formas de prevenir ou evitar que os sintomas sejam muito presentes. Para isso, é recomendado:

  1. Ajustar o relógio para a hora local, para que a mente possa se habituar ao novo horário esperado;
  2. Dormir e descansar bastante no primeiro dia, especialmente na primeira noite após a chegada. Tomar 1 comprimido de melatonina antes de se deitar pode ser uma ótima ajuda, já que esse hormônio tem como função regular o ciclo circadiano e é produzido durante a noite com o objetivo de estimular o sono;
  3. Respeitar o horário do país de destino, seguindo o horário das refeições e a hora de deitar e levantar, pois dessa forma força o organismo a adaptar-se mais rapidamente ao novo ciclo;
  4. Tomar banhos de sol e passear ao ar livre, pois os banhos de sol estimulam a produção de vitamina D e ajudam o corpo a adaptar-se melhor ao novo horário estabelecido.

Além disso, como forma de combater o jet lag é recomendado que se tenha uma boa noite de sono, o que é difícil nessa situação uma vez que o corpo encontra-se habituado a um horário completamente diferente. Para promover uma melhor noite de sono e aliviar os sintomas do jet lag, é recomendado:

  • Evitar usar computador, celular ou outros aparelhos com tela luminosa 1 a 2 horas antes de ir dormir;
  • Assegurar que o quarto é silencioso e confortável, desligando o som do celular e de outros aparelhos antes de ir dormir;
  • Comer 1 hora antes de ir dormir, para evitar a má digestão que pode perturbar o sono;
  • Verificar se as cortinas tem blackout para impedir a entrada da luz pois a escuridão estimula a produção do hormônio melatonina, promovendo um melhor descanso;
  • Beber um chá calmante e relaxante 30 minutos antes de dormir, como o chá de maracujá, valeriana ou de erva-cidreira, que favorecem o sono e ajudam a pegar no sono mais rápido.

Além destas dicas, também é importante evitar o consumo de café ou de alimentos que possuem cafeína como chocolate, chá verde ou coca-cola algumas horas antes de ir dormir, pois são alimentos estimulantes que tiram o sono. Conheça outras dicas para dormir melhor.

Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem