Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como lidar com o Jet Lag para descansar e dormir melhor

O Jet Lag é um fenômeno que surge em pessoas que viajam entre países que possuem fuso horário diferente, e que afeta principalmente a tripulação de vôos internacionais, dificultando seu sono e descanso.

O Jet Lag surge especialmente nos 2 primeiros dias de viagem e é caracterizado por cansaço, problema de sono, falta de memória e de concentração. No entanto, estes sintomas também pode surgir nas mães de bebês recém-nascidos, quando a criança está doente e não dorme a noite toda e também em estudantes que passam a noite acordados estudando de madrugada.

A solução para combater o jet lag consiste em dormir algumas horas logo que chegar ao seu destino, ajustar o relógio para a hora local e conseguir respeitar os horários habituais dessa região. 

Como lidar com o Jet Lag para descansar e dormir melhor

Principais Sintomas do Jet Lag

Alguns dos principais sintomas causados pelo Jet Lag incluem: 

  • Cansaço excessivo;
  • Problemas de sono; 
  • Dificuldade de concentração; 
  • Ligeiras perdas de memória; 
  • Dor de cabeça; 
  • Podem surgir até mesmo náusea e vômito.

O fenômeno de Jet Lag acontece porque existe uma alteração no ciclo de 24 horas do corpo, devido a mudanças repentinas para outro lugar com horário diferente. O que acontece é que embora o horário seja diferente, o corpo assume que está em casa, funcionando com o horário do costume. Estas mudanças alteram as horas em que se está acordado ou dormindo, o que provoca alterações no metabolismo de todo o corpo, causando os típicos sintomas de Jet Lag. 

Como vencer o Jet Lag para descansar o suficiente

Para combater o Jet Lag, existem algumas dicas e comportamentos que são fundamentais e que incluem: 

  1. Ajustar o relógio para a hora local: para que a mente se possa habituar ao novo horário esperado; 
  2. Dormir e descansar bastante no primeiro dia: especialmente na primeira noite após a chegada. Tomar 1 comprimido de melatonina antes de se deitar pode ser uma ótima ajuda. Saiba o que é e como funciona o suplemento melatonina.
  3. Respeitar o horário do país de destino: seguindo o horário das refeições e a hora de deitar e levantar. 
  4. Tomar banhos de sol e passear ao ar livre: os banhos de sol estimulam a produção de vitamina D e ajudam o corpo a adaptar-se melhor ao novo horário estabelecido. 
Como lidar com o Jet Lag para descansar e dormir melhor

5 Dicas para dormir melhor

Muitas vezes, regular o sono e dormir bem pode não ser uma tarefa fácil nestas situações, pois o corpo encontra-se habituado a um horário completamente diferente. Porém existem algumas dicas que podem ajudar a dormir melhor, como: 

  • Evitar usar computador, celular ou outros aparelhos com tela luminosa 1 a 2 horas antes de ir dormir; 
  • Assegurar que o quarto é silencioso e confortável, desligando o som do celular e de outros aparelhos antes de ir dormir; 
  • Comer 1 hora antes de ir dormir, para evitar a má digestão que pode perturbar o sono; 
  • Verificar se as cortinas tem blackout para impedir a entrada da luz pois a escuridão estimula a produção do hormônio melatonina, promovendo um melhor descanso
  • Beber um chá calmante e relaxante 30 minutos antes de dormir, como o chá de maracujá, valeriana ou de erva-cidreira, que favorecem o sono e ajudam a pegar no sono mais rápido.

Além destas dicas, também é importante evitar o consumo de café ou de alimentos cafeína como chocolate, chá verde ou coca-cola algumas horas antes de ir dormir, pois são alimentos estimulantes que tiram o sono. Conheça outras dicas para dormir melhor em 10 dicas para dormir bem

Mais sobre este assunto:


Carregando
...