Enalapril: para que serve e como tomar

Atualizado em janeiro 2022

O enalapril, ou maleato de enalapril, é um remédio indicado para o tratamento da pressão alta ou da insuficiência cardíaca, pois age dilatando os vasos sanguíneos, o que ajuda o coração a funcionar melhor e a bombear sangue com mais facilidade para todas as partes do corpo.

Esse remédio pode ser encontrado em farmácias ou drogarias na forma de comprimidos de 5, 10 e 20 mg, com os nomes comerciais Renitec, Vasopril ou Angiopril, por exemplo, ou como genérico sob a designação “maleato de enalapril”. Além disso, esse remédio pode ser encontrado em associação com outra substância, a hidroclorotiazida, um diurético que aumenta a eliminação de urina, potencializando o efeito do enalapril.

O enalapril deve ser usado somente com indicação médica, nas doses e pelo tempo de tratamento orientados pelo médico.

Imagem ilustrativa número 1

Para que serve

O enalapril é indicado para o tratamento ou prevenção da insuficiência cardíaca, e para o controle da pressão arterial, pois ajuda a relaxar as veias e artérias, facilitando o bombeamento de sangue pelo coração e reduzindo a pressão arterial. Além disso, é indicado para reduzir a o risco de infarto do miocárdio e as hospitalizações por angina em pessoas com disfunção ventricular esquerda.

Esse remédio deve sempre ser usado com indicação e orientação médica de acordo com a condição a ser tratada, nas doses e pelo tempo de tratamento estabelecidos pelo médico.

Como tomar

O enalapril deve ser usado por via oral, com um copo de água, durante ou entre as refeições.

As doses do enalapril normalmente recomendadas para adultos dependem da condição a ser tratada e incluem:

  • Pressão alta: a dose normalmente recomendada é de 10 a 20 mg de enalapril por dia, em dose única, ou conforme orientação médica
  • Insuficiência cardíaca: a dose inicial recomendada é de 2,5 mg, uma vez por dia. Essa dose pode ser aumentada pelo médico de forma gradual, até atingir a dose ideal. Geralmente, a dose de enalapril para uso prolongado varia entre os 20 e os 40 mg por dia.

O início da ação do enalapril é de cerca de 1 hora após tomar por via oral, com efeito máximo dentro de 2 a 4 horas, mas que se mantém por no mínimo 24 horas.

Possíveis efeitos colaterais

Os efeitos colaterais mais comuns que podem ocorrer durante o tratamento com o enalapril são tonturas, dor de cabeça, cansaço, fraqueza, diarreia, náusea, cãibra, tosse ou cansaço. Além disso, o enalapril pode causar vertigem, especialmente ao se levantar rapidamente, devido à queda brusca da pressão arterial.

O enalapril pode causar reações alérgicas graves que necessitam de atendimento médico imediato. Por isso, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo ao apresentar sintomas como dificuldade para respirar, tosse, dor no peito, sensação de garganta fechada, inchaço na boca, língua, rosto, mãos, pés ou tornozelos, ou urticária. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.

Quem não deve usar

O enalapril não deve ser usado deve ser usado durante a gravidez ou amamentação, ou por pessoas que tenham diabetes e estejam em tratamento com alisquireno.

Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ao enalapril ou qualquer um dos componentes do comprimido, ou alergia a outros remédios da mesma classe, como captopril, ramipril e lisinopril, por exemplo.