Enalapril é um remédio indicado para o tratamento da pressão alta ou da insuficiência cardíaca, pois age dilatando os vasos sanguíneos, o que ajuda o coração a funcionar melhor e a bombear sangue com mais facilidade para todas as partes do corpo.
Esse remédio pode ser encontrado na forma de comprimidos de 5, 10 e 20 mg, com os nomes comerciais Renitec, Vasopril ou Angiopril, por exemplo, ou como genérico “maleato de enalapril”.
O enalapril deve ser usado somente com indicação do cardiologista, nas doses e pelo tempo de tratamento orientados pelo médico, podendo em alguns casos estar associado a outras substância, a hidroclorotiazida, para potencializar seus efeitos. Veja para que serve a hidroclorotiazida.
Para que serve
O enalapril é indicado para:
- Tratar a pressão alta;
- Reduzir os sintomas da insuficiência cardíaca congestiva;
- Prevenir o surgimento de sintomas em pessoas com insuficiência cardíaca;
- Reduzir a o risco de infarto do miocárdio e as hospitalizações por angina em pessoas com disfunção ventricular esquerda.
Esse remédio ajuda a relaxar as veias e artérias, facilitando o bombeamento de sangue pelo coração e reduzindo a pressão arterial.
O enalapril deve sempre ser usado com indicação e orientação médica de acordo com a condição a ser tratada, nas doses e pelo tempo de tratamento estabelecidos pelo médico.
Leia também: 12 formas naturais de baixar a pressão alta (hipertensão) tuasaude.com/3-formas-de-controlar-a-pressao-alta-sem-remedioEnalapril emagrece?
O enalapril não emagrece, não tendo nenhum efeito sobre a perda de gordura corporal ou no metabolismo do corpo.
No entanto, pessoas com insuficiência cardíaca que usam o enalapril podem ficar menos inchadas, dando a sensação de perda de peso.
Como tomar
O enalapril deve ser usado por via oral, com um copo de água, durante ou entre as refeições.
O início da ação do enalapril é de cerca de 1 hora após tomar por via oral, com efeito máximo dentro de 2 a 4 horas, mas que se mantém por no mínimo 24 horas.
Posologia do enalapril
As doses do enalapril normalmente recomendadas para adultos dependem da condição a ser tratada e incluem:
1. Enalapril 10 mg
O enalapril 10 mg, normalmente, é indicado como dose inicial para o tratamento da pressão alta.
Desta forma, a dose recomendada para adultos é de 1 comprimido de enalapril 10 mg, 1 vez por dia. Em alguns casos, o cardiologista pode recomendar tomar 20 mg de enalapril por dia, em dose única.
Leia também: Remédio para pressão alta: 10 tipos mais usados tuasaude.com/remedios-para-pressao-alta2. Enalapril 20 mg
O enalapril 20 mg pode ser usado para pressão alta ou insuficiência cardíaca.
A posologia recomendada para adultos é:
- Pressão alta: 1 comprimido de enalapril 20 mg, 1 vez por dia. Em alguns casos, o cardiologista pode recomendar tomar 1 comprimido, e vezes por dia.;
- Insuficiência cardíaca: 1 comprimido de enalapril 20 mg, 1 ou 2 vezes por dia.
A dose máxima por dia não deve ultrapassar 40 mg de enalapril, tomada em doses divididas, devendo ser orientada pelo cardiologista.
3. Enalapril 5 mg
O enalapril 5 mg pode ser recomendado como dose inicial para o tratamento da insuficiência cardíaca.
A dose normalmente recomendada para adultos é de ½ (meio) comprimido de enalapril 5 mg, 1 vez por dia.
Essa dose pode ser aumentada pelo médico de forma gradual, até atingir a dose ideal. Geralmente, a dose de enalapril para uso prolongado varia entre os 20 e os 40 mg por dia.
Possíveis efeitos colaterais
Os efeitos colaterais mais comuns do enalapril são tonturas, dor de cabeça, cansaço, fraqueza, diarreia, náusea, cãibra, tosse ou cansaço.
Além disso, o enalapril pode causar vertigem, especialmente ao se levantar rapidamente, devido à queda brusca da pressão arterial.
O enalapril também pode causar reações alérgicas graves ou anafilaxia. Nesses casos, deve-se interromper o tratamento e procurar o pronto socorro mais próximo imediatamente. Saiba identificar os sintomas de reação alérgica grave.
Enalapril dá sono?
O enalapril pode dar sono, sendo a sonolência um dos efeitos colaterais desse remédio, porém mais raro de acontecer.
Nesses casos, deve-se evitar realizar atividades que necessitam de atenção, como dirigir e operar máquinas.
Caso a sonolência não melhore com a continuidade do tratamento, deve-se consultar o cardiologista novamente para avaliar a dose do enalapril.
Quem não deve usar
O enalapril nas seguintes situações:
- Gravidez ou amamentação;
- Diabetes;
- Estreitamento das artérias dos rins;
- Tratamento com alisquireno.
Além disso, esse remédio não deve ser usado por pessoas que tenham alergia ao enalapril ou qualquer um dos componentes do comprimido, ou alergia a outros remédios da mesma classe, como captopril, ramipril e lisinopril, por exemplo.