A polução noturna, conhecida popularmente como ejaculação noturna ou "sonhos molhados", é a saída involuntária de esperma durante o sono, um acontecimento normal durante a adolescência ou também nos períodos em que o homem fica muitos dias sem ter relações sexuais.
A principal causa é a produção excessiva de espermatozoides pelo corpo, que, como não são eliminados durante o contato íntimo, são naturalmente eliminados durante o sono, mesmo que o homem não tenha sonhos eróticos ou se lembre deles. Assim, para evitar este desconforto é indicado ter relações sexuais de forma mais frequente.

Porque acontece
As causas da polução noturna parecem estar relacionadas com masturbação excessiva, abstinência sexual prolongada, fadiga, sonhos eróticos, cansaço excessivo, aperto no prepúcio ou até mesmo uma inflamação da próstata.
Na adolescência é muito comum os homens sofrerem desta polução noturna, pois têm os níveis de testosterona no organismo muito elevados, o que provoca um aumento da produção de esperma e, consequentemente, necessidade de liberar o excesso do corpo.
Episódios frequentes da saída involuntária de esperma durante o sono podem ser prejudiciais à saúde porque em alguns meninos pode provocar:
- Depressão;
- Baixa concentração;
- Falta de apetite sexual;
- Aumento da vontade de urinar.
Nestes casos, é aconselhado consultar um pediatra ou urologista, de acordo com a idade, para avaliar a situação e verificar se não existem outras doenças associadas.
Como é feito o tratamento
Geralmente não é indicado qualquer tipo de tratamento específico para a polução noturna. No entanto, o aumento da atividade sexual, assim como da masturbação, pode ajudar a reduzir o número de episódios.
Além disso, aumentar o consumo de alho, cebola ou gengibre e bebendo sucos de frutas, como abacaxi ou ameixa, também parece melhorar a circulação sanguínea, diminuindo os episódios de polução noturna.
Outra dica interessante pode ser a ingestão de comprimidos de Ashwagandha, que é uma planta que ajuda a regular o funcionamento hormonal masculino e aumenta a energia no homem. Porém, é importante que este tipo de remédio seja utilizado sob orientação de um médico ou fitoterapeuta.