Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é metanfetamina e quais os efeitos

A metanfetamina é uma droga sintética, que geralmente é produzida em laboratórios ilegais em forma de pó, comprimido ou cristais. Assim, dependendo da forma em que a droga está, ela pode ser ingerida, inalada, fumada ou injetada.

Apesar de já ter sido utilizada há alguns anos como medicamento estimulante, atualmente, a metanfetamina é uma substância proibida pela ANVISA. Não deve ser confundida com a anfetamina, que ainda é utilizada como remédio, em casos estritamente indicados pelo médico, como estimulante do sistema nervoso. Entenda o que são as anfetaminas e quais os seus efeitos.

O que é metanfetamina e quais os efeitos

Como é feita

A metanfetamina é uma droga fabricada em laboratório, sendo derivada da anfetamina e, em laboratórios clandestinos, pode ser obtida através da manipulação da efedrina, uma substância presente em remédios para gripes e resfriados. 

Esta droga se apresenta em forma de pó branco, cristalino, inodoro e com sabor amargo, que é solúvel em líquidos e é usada indevidamente de diversas formas, inalada, fumada, ingerida ou injetada. Ela pode também ser transformada em cloridrato de metanfetamina, que tem uma forma cristalizada, o que a torna fumável e com maior potencial de causar dependência. 

Quais os efeitos causados

As anfetaminas produzem diversos efeitos no organismo, pois aumenta de forma potente neurotransmissores cerebrais como serotonina, dopamina e noradrenalina. Logo após o seu consumo, alguns dos efeitos sentidos incluem sensação de euforia, extroversão e energia, intensificação da sexualidade e inibição do apetite.

As pessoas que usam esta droga podem ainda ter alucinações e melhor rendimento em tarefas físicas e intelectuais. 

Quais os riscos associados ao uso

Os efeitos mais comuns causados pela metanfetamina são o aumento da frequência cardíaca, pressão arterial e temperatura corporal, causando transpiração intensa.

Em doses elevadas pode causar inquietação, irritabilidade e ataques de pânico ou mesmo causar convulsões e levar à morte por insuficiência respiratória, infarto ou insuficiência cardíaca.

Como esta droga provoca diminuição do apetite, o seu uso prolongado pode causar desnutrição, perda de peso e dependência psicológica. As pessoas que usam metanfetamina por um período prolongado, quando param de usar, podem sofrer um período longo de ansiedade, irritabilidade, distúrbios do sono, dores de cabeça, problemas dentários, depressão profunda, danos cognitivos, cansaço e uma aparência envelhecida. Confira os sinais que indicam que alguém está usando drogas

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...