Dormência nas mãos: qual médico consultar?

Atualizado em junho 2023

Os médicos especialistas mais indicados para tratar a dormência nas mãos são:

1. Ortopedista

O ortopedista é o principal especialista indicado para diagnosticar e tratar a dormência nas mãos, pois é o médico que trata dos problemas da coluna, que são a principal causa de dormência nas mãos.

Além disso, o ortopedista também pode identificar se existe algum nervo sendo comprimido ou se se trata de síndrome do túnel do carpo, por exemplo.

Cuidar da sua saúde nunca foi tão fácil!

Marque uma consulta com nossos Ortopedistas e receba o cuidado personalizado que você merece.

Marcar consulta

Disponível em: São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal, Pernambuco, Bahia, Maranhão, Pará, Paraná, Sergipe e Ceará.

Foto de uma doutora e um doutor de braços cruzados esperando você para atender

Nos casos em que o ortopedista desconfia de alterações nos nervos ou de circulação, poderá também encaminhar para um neurologista ou angiologista. Entenda o que pode ser a dormência nas mãos.

2. Neurologista

A neurologia é a segunda especialidade mais indicada para o tratamento de dormência nas mãos, pois é comum que esse sintoma surja por compressão de algum nervo na região da coluna, do braço ou do punho.

Além disso, a dormência nas mãos também pode ser causado por problemas mais sérios no cérebro ou nos nervos, que podem ser diagnosticados e tratados pelo neurologista.

3. Angiologista

Embora seja menos comum, o angiologista também pode fazer o tratamento da dormência nas mãos, especialmente nos casos em que o sintoma é causado por alterações na circulação dos braços e mãos.

No caso da dormência estar sendo causado por alterações da circulação, é comum o aparecimento de outros sintomas como palidez, pele fria ou dedos arroxeados, por exemplo.

Quando consultar um médico

É aconselhado consultar um médico para tratar a dormência nas mãos quando:

  • A dormência é intensa, muito frequente ou não melhora;
  • Surge fraqueza nas mãos;
  • A dormência dificulta ou impede a realização de tarefas diárias.

Quando associado à dormência nas mãos surgem outros sintomas generalizados como cansaço excessivo, dor no peito, fraqueza generalizada ou dificuldade para falar é importante ir ao hospital, já que podem indicar problemas mais sérios como infarto ou AVC, que devem ser identificados e tratados o mais rápido possível.