Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
Fechar Coronavírus: Informações sobre COVID-19 Ler mais
O que você precisa saber?

Dor no pâncreas: o que pode ser e o que fazer

Maio 2020

A dor no pâncreas é localizada na parte superior do abdômen e pode ser sentida como pontadas, além de poder irradiar para outras partes do corpo, principalmente para as costas. Além disso, quando essa dor é acompanhada por outros sintomas, como náuseas, diarreia e perda do apetite, por exemplo, pode ser indicativo de problemas no pâncreas, que devem ser investigados e o tratamento iniciado logo em seguida para prevenir complicações.

Algumas das situações que provocam essa dor são a pancreatite, que é a inflamação do pâncreas, e o câncer de pâncreas, que devem ser tratados de acordo com a recomendação do médico, podendo ser indicada realização de cirurgia, uso de medicamentos anti-inflamatórios ou analgésicos e mudança nos hábitos alimentares, por exemplo.

Dor no pâncreas: o que pode ser e o que fazer

Como saber se a dor é no pâncreas

A dor no pâncreas normalmente é sentida na parte superior do abdômen, geralmente no centro, no entanto essa dor também pode ser indicativa de outras situações que não estejam necessariamente relacionadas com o pâncreas. Assim, é importante que a pessoa esteja atenta a outros sintomas que possam surgir, pois assim é possível que a dor seja de fato no pâncreas.

Alguns dos sintomas que a pessoa deve estar atenta, além da dor, é se a dor irradia para outra parte do corpo, se há enjoo, vômitos, diarreia, perda do apetite, sensação de má digestão, sensação de barriga inchada e urina escura. A partir do momento que é identificado qualquer um desses sintomas, é importante que a pessoa consulte o médico para que seja confirmada a dor no pâncreas e identificada a causa.

Dessa forma, para confirmar a dor no pâncreas e identificar a causa, o gastroenterologista, além de avaliar os sinais e sintomas apresentados, indica a realização de exames de sangue, sendo normalmente indicada a realização da dosagem de amilase, lipase e gama-glutami-transferase no sangue, além de exames de imagem, como ultrassonografia abdominal e tomografia computadorizada.

O que pode ser

1. Pancreatite

A pancreatite corresponde à inflamação do pâncreas e acontece quando as enzimas produzidas pelo pâncreas são liberadas no seu interior, promovendo a destruição progressiva do órgão e sua inflamação e levando ao aparecimento de sinais e sintomas como dor, que piora com o passar do tempo e após as refeições, náuseas, perda de peso, desnutrição e fezes amareladas ou brancas.

A pancreatite é normalmente consequência de situações que interferem diretamente no funcionamento do órgão, como consumo excessivo de bebidas alcoólicas, obstrução das vias biliares, infecções como caxumba, fibrose cística ou presença de doença autoimune, por exemplo. Veja mais sobre as causas de pancreatite.

O que fazer: É importante consultar o gastroenterologista assim que apresentar sinais e sintomas de inflamação no pâncreas, pois assim é possível iniciar o tratamento rapidamente e evitar complicações, como pancreatite crônica e insuficiência pancreática. 

O tratamento para pancreatite é normalmente feito de acordo com a gravidade dos sintomas apresentados, podendo ser recomendado pelo médico uso de medicamentos analgésicos e anti-inflamatórios, suplementação de enzimas pancreáticas, nos casos mais graves, e controle da dieta.

Confira algumas dicas de alimentação para quem tem pancreatite no vídeo a seguir

2. Insuficiência pancreática

A insuficiência pancreática é muitas vezes consequência da panceatite crônica, sendo caracterizada pela ausência de produção de enzimas digestivas pelo pâncreas, levando ao aparecimendo de alguns sintomas como dor no pâncreas, má digestão, presença de gordura nas fezes, fezes com mau cheiro, desnutrição e perda de peso.

O que fazer: Nesse caso, o gastroenterologista normalmente indica a reposição das enzimas pancreáticas, pois assim é possível que o processo digestivo melhore e a pessoa consiga absorver os nutrientes necessários, sendo assim também possível evitar a desnutrição e a anemia, promovendo a qualidade de vida da pessoa.

3. Câncer de pâncreas

O câncer de pâncreas é também outra situação em que há dor no pâncreas, além de outros sintomas como urina escura, fezes brancas, pele e olhos amarelados, diminuição do apetite e perda de peso. Esses sintomas normalmente surgem quando a doença está em fases mais avançadas e é mais frequente em pessoas com mais de 60 anos, com histórico na família ou que possuem hábitos que comprometem a saúde do pâncreas.

O que fazer: É recomendado que o tratamento seja feito de acordo com a recomendação do médico para promover a qualidade de vida da pessoa e evitar que ocorra metástase. Assim, é normalmente indicada a realização de cirurgia seguida da realização de sessões de quimio e radioterapia. Confira mais detalhes sobre o tratamento para o câncer de pâncreas.

Bibliografia >

  • THE NATIONAL PANCREAS FOUNDATION. Common disorders of the pancreas. Disponível em: <https://pancreasfoundation.org/patient-information/about-the-pancreas/common-disorders-of-the-pancreas/>. Acesso em 21 Mai 2020
  • NHS. Acute pancreatitis. Disponível em: <https://www.nhs.uk/conditions/acute-pancreatitis/>. Acesso em 21 Mai 2020
  • NATIONAL INSTITUTE OF DIABETES AND DIGESTIVE AND KIDNEY DISEASES. Pancreatitis. Disponível em: <https://www.niddk.nih.gov/health-information/digestive-diseases/pancreatitis>. Acesso em 21 Mai 2020
  • Longo, DL et al.. Harrison’s Principles of Internal Medicine. 19.ed. New York: McGraw-Hill, 2015.
  • Fernando Manuel Veigas de Carvalho. Pancreatite aguda (Acute pancreatitis). Monografia ao Mestrado Integrado em Medicina, 2017. Universidade do Porto.
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem