Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser dor na testa

Alguns fatores como sinusite, enxaqueca, dor de cabeça, estresse, tensão muscular ou vista cansada podem causar dor na testa que pode ser acompanhada de outros sintomas como dor de cabeça, dor nos olhos, nariz ou pescoço. O tratamento depende da causa que está na origem da dor, mas geralmente é feito com analgésicos.

1. Sinusite

O que pode ser dor na testa

A sinusite é uma inflamação dos seios nasais que provoca sintomas como dor de cabeça e sensação de peso no rosto, principalmente na região da testa e das maçãs do rosto, que é onde se localizam os seios nasais. Além disso, podem também ocorrer sintomas como dor de garganta, nariz, dificuldade para respirar, mau hálito, perda do olfato e coriza.

Geralmente, a sinusite é muito comum durante uma gripe ou alergia, porque nestas situações é mais provável que se desenvolvam bactérias nas secreções nasais, que podem ficar presas no interior dos seios. Veja quais os tipos de sinusite e como se faz o diagnóstico.

Como tratar

O tratamento consiste na aplicação de sprays nasais, que ajudam a aliviar a sensação de nariz entupido, remédios antigripais, que ajudam a aliviar a sensação de pressão no rosto e a dor de cabeça e em alguns casos podem ser usados antibióticos.

2. Enxaqueca

O que pode ser dor na testa

A enxaqueca provoca sintomas como dor de cabeça forte, constante e pulsante que pode ocorrer apenas do lado direito ou esquerdo e irradiar para a testa e nuca, podendo durar cerca de 3 horas, mas em casos mais graves pode permanecer durante 72 horas. Além disso, podem ainda ocorrer sintomas como vômitos, tonturas, enjoo, visão turva e sensibilidade à luz e ruído, sensibilidade a cheiros e dificuldade na concentração.

Como tratar

Geralmente, o tratamento para a enxaqueca consiste na toma de remédios como Zomig, Migretil ou Enxak, por exemplo, que ajudam a aliviar a dor. Caso as náuseas e os vômitos sejam muito intensos, pode ser necessário tomar metoclopramida  ou droperidol, que aliviam estes sintomas. Saiba mais sobre o tratamento.

3. Dor de cabeça tensional

O que pode ser dor na testa

A dor de cabeça tensional é geralmente causada pela rigidez dos músculos do pescoço, das costas e do couro cabeludo, que pode ser causado por fatores como má postura, estresse, ansiedade ou cansaço.

Geralmente, os sintomas associados a uma dor de cabeça tensional são pressão na cabeça, dor que afeta os lados da cabeça e a testa e sensibilidade excessiva nos ombros, pescoço e couro cabeludo.

Como tratar

Para aliviar este tipo de dor, a pessoa deve tentar relaxar, fazendo uma massagem no couro cabeludo ou tomando um banho quente e relaxante. No entanto, se a dor de cabeça não melhorar pode ser necessário tomar analgésicos ou anti-inflamatórios como o paracetamol, ibuprofeno ou aspirina, por exemplo. Veja outras formas de aliviar a dor de cabeça tensional.

4. Vista cansada

O que pode ser dor na testa

Forçar muito os olhos ao longo do dia no computador, no celular ou lendo por muitas horas seguidas podem causar dor nos olhos e na parte da frente da cabeça, podendo essa dor ser irradiada para a testa em cima dos olhos e causar também alguma tensão muscular no pescoço.

Além da vista cansada, outras condições como glaucoma ou celulite ocular podem também causar dor na parte da frente da cabeça.

Como tratar

Para evitar a vista cansada, deve-se reduzir o uso do computador, televisão e celular e preferir a luz amarelada, que é mais parecida com a luz do sol e não agride os olhos. Para pessoas que trabalham muito tempo ao computador, pode ajudar olhar para um ponto distante a cada hora e piscar várias vezes os olhos, já que quando se está à frente do computador, há uma tendência natural de piscar menos.

Além disso, podem ainda fazer-se exercícios e massagens que ajudam a melhorar os sintomas associados à vista cansada. Veja como fazer massagens e exercícios para vista cansada.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...