Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Como acabar com a dor na sola dos pés

Em caso de dor na sola do pé, recomenda-se fazer uma massagem com óleo morno em todo pé, insistindo nas zonas mais doloridas, que costumam ser o calcanhar e o peito do pé, mas sem pressionar muito para não aumentar a dor e o desconforto.

A dor na sola do pé pode ser causada pelo uso de sapatos desconfortáveis, pesados, duros demais ou muito moles, que não apoiam completamente os pés, especialmente quando a pessoa está acima do peso ou precisa permanecer muitas horas de pé, parado na mesma posição. Conheça outras causas de dor na sola do pé.

Como acabar com a dor na sola dos pés

Algumas estratégia que podem ajudar a aliviar a dor nos pés de forma eficiente são:

1. Usar um sapato confortável

Para evitar a dor na sola do pé o ideal é comprar sapatos com sola de pelo menos 1,5 cm, que tenha a parte de trás firme para apoiar bem o calcanhar e que tenha a base onde repousam os dedos suficientemente larga para que eles não fiquem apertados e nem prejudique a circulação sanguínea da área.

Este tipo de sapato deve ainda ser comprado no final do dia, quando os pés estão um pouquinho mais inchados, para garantir que não irá machucar. Uma outra dica importante é experimentar os dois pés do sapato e andar com eles pela loja, de preferência com meias, se o for usar com meias.

Em alguns casos, pode ser também interessante usar palmilhas ortopédicas, pois pode ajudar a acomodar melhor os pés e, assim, evitar que exista dor.

2. Fazer um escalda-pés

Depois de um dia cansativo, quando se tem a sola do pé dolorida pode-se fazer um escalda pé, mergulhando-os numa bacia com água quente e um pouquinho de sal grosso e algumas gotinhas de óleo mineral, óleo de amêndoa doce, por exemplo. Dessa forma, é possível promover não só o relaxamento, mas também aliviar a dor.

3. Massagear os pés

Massagear os pés usando creme hidratante é também uma forma de diminuir a dor na sola do pé. Para isso, é recomendado passar um pouquinho de hidratante nos pés e, usando os polegares, apertar a sola do pé, insistindo principalmente na região mais dolorida.

Veja no vídeo a seguir outra opção de massagem usando bolinha de gude:

4. Descansar com os pés elevados 

Sentar e pousar os pés numa outra cadeira ou numa pilha de revistas pode também ajudar a aliviar as dores, pois assim é possível facilitar o retorno venoso. Outra opção é deitar e colocar os pés em uma almofada ou travesseiro, pois assim ficam mais elevados.

5. Fazer alongamento

Exercícios de alongamento para os pés podem também ajudar a aliviar a dor na sola do pé. Uma opção é sentar, esticar as pernas na frente do corpo e puxar a ponta dos pés até onde a dor for suportável.

Esta informação foi útil?
Mais sobre este assunto:

Carregando
...