Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é cisto dermoide no ovário

O cisto dermoide é uma espécie de bolsa que se forma durante o desenvolvimento fetal, de coloração normalmente amarelada, constituída por detritos de pele e anexos, podendo também conter pêlo, dentes, cartilagem ou tecido nervoso.

Este tipo de cisto pode aparecer mais frequentemente no cérebro, nos seios nasais, na coluna vertebral ou nos ovários e caso provoque sintomas, desconforto ou seja um possível risco de desenvolver câncer, deve ser removido por meio de cirurgia ou laparoscopia.

O que é cisto dermoide no ovário

O que é cisto dermoide no ovário

O cisto dermoide no ovário pode desenvolver-se na mulher durante a idade reprodutiva, podendo raramente causar complicações como torção, infecção, ruptura e câncer. 

Este é o tipo mais frequente de tumor das células germinativas, que apesar de ser congênito, ou seja, de se desenvolver durante a gestação, é geralmente diagnosticado em mulheres em idade fértil, porque o seu crescimento é muito lento e em maior parte não apresenta qualquer sintoma.

Embora sejam normalmente assintomáticos, em alguns casos podem provocar dor ou aumento do volume abdominal, hemorragia uterina anormal ou rompimento, que embora seja raro, pode ocorrer inclusive durante a gravidez. Nesses casos é considerado uma urgência ginecológica, devendo ser imediatamente tratado. 

Quando ir ao médico

Normalmente os cistos dermoides são assintomáticos, no entanto deve-se ir ao médico caso o cisto fique dolorido ou inflamado, caso cresça ou mude de cor ou caso ocorra rompimento.

O médico pode fazer o diagnóstico com auxílio de radiografia, tomografia computadorizada, ressonância magnética ou ultrassom, que é o procedimento preferencial.

Como é feito o tratamento

O tratamento do cisto dermoide é feito através da sua remoção com cirurgia. Em algumas pessoas, a remoção do cisto pode tornar-se mais difícil, especialmente se estiver localizado no crânio, medula ou nos ovários.

É possível engravidar com cisto dermoide no ovário?

Caso uma mulher tenha um cisto dermoide no ovário, pode engravidar, porque este tipo de cisto não impede a gravidez, a não ser que esteja muito grande e tenha ocupado todo o espaço do ovário.

Devido às alterações hormonais da gravidez, o cisto dermoide pode crescer rapidamente desde que tenha receptores de estrogênio e progesterona. 

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...