Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Como tratar a adenomiose

O tratamento para adenomiose, que é o crescimento de tecido dentro do músculo do útero, deve ser orientado por um ginecologista, pois varia de acordo com os sintomas de cada mulher e sua idade.

No entanto, os tratamentos mais utilizados para aliviar os sintomas da adenomiose incluem:

  • Remédios anti-inflamatórios, como Ibuprofeno ou Cetoprofeno: devem ser iniciados 3 dias antes do período menstrual e mantido até ao fim do ciclo, para reduzir a inflamação do útero e aliviar as cólicas abdominais;
  • Remédios hormonais com estrogênio e progesterona: impedem o surgimento do ciclo menstrual e, por isso, reduzem o surgimento de dores intensas. Estes remédios podem ser tomados na forma de comprimidos ou usados como anel vaginal, SIU ou adesivo anticoncepcional, por exemplo;
  • Cirurgia ao útero: serve para retirar o excesso de tecido endometrial dentro do útero quando ainda não se encontra muito penetrado dentro do músculo do útero.

Nos casos mais graves, em que a adenomiose provoca dor constante ou sangramentos muito abundantes, o ginecologista pode ainda recomendar fazer uma cirurgia para retirar definitivamente o útero, sem ser necessário retirar os ovários. Saiba mais sobre esta cirurgia em: Histerectomia.

Assim, dependendo da idade da mulher, o médico irá selecionar a forma de tratamento mais adequado aos objetivos de vida da mulher, pois mulheres que ainda pretendem engravidar não devem fazer tratamento com remédios hormonais ou cirurgia para remoção do útero, por exemplo.

Aspecto do útero normalAspecto do útero normal
Tecido dentro do músculo do útero com adenomioseTecido dentro do músculo do útero com adenomiose

Adenomiose pode causar infertilidade?

A adenomiose, normalmente, não causa infertilidade, no entanto, este problema é muitas vezes acompanhado de endometriose, o que pode aumentar a dificuldade para engravidar. Saiba mais em: Adenomiose.

Sinais de melhora da adenomiose

Os sinais de melhora da adenomiose surgem cerca de 3 semanas após o início do tratamento e incluem alivio da dor durante o ciclo menstrual e redução do fluxo de sangue.

Sinais de piora da adenomiose

Os sinais de piora da adenomiose surgem quando o tratamento não é feito de forma adequada e podem ser aumento da dor durante o período menstrual e surgimento de dor durante o contato íntimo.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...