Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que pode ser tontura e mal-estar

A tontura frequente geralmente está associada a problemas no ouvido, como labirintite ou doença de Menière, mas também pode ser um sinal de diabetes, anemia ou até problemas cardíacos. Associados à tontura também podem surgir outros sintomas como falta de equilíbrio, vertigem e sensação de que a cabeça está sempre girando.

Além destas causas, a tontura pode ser sintoma de crises de ansiedade, problemas de visão, enxaqueca, ou surgir em dias de muito calor, durante o banho com água muito quente, quando se levanta de repente ou quando se consome bebida alcoólica de forma excessiva.

Assim, sempre que a tontura é muito frequente ou está causando muito desconforto é aconselhado ir ao clínico geral para identificar se existe algum problema e iniciar o tratamento mais adequado.

1. Labirintite

O que pode ser tontura e mal-estar

A tontura, a sensação de vertigem e a falta de equilíbrio pode ser causadas pela labirintite, que é uma inflamação de uma parte do ouvido, conhecido por labirinto, que é responsável pela audição e pelo equilíbrio. Confira os outros sinais que indicam labirintite.

Este problema é mais comum em idosos e o tratamento inclui o uso de remédios indicados pelo médico, como anti-vertiginosos para e tontura e a vertigem e anti-eméticos para os vômitos, enjoo e mal-estar.

2. Doença de Menière

O que pode ser tontura e mal-estar

Nesta doença o ouvido interno está afetado e, por isso, é muito comum sentir tonturas associadas à sensação de que tudo está rodando em volta. Geralmente, a tontura surge por períodos, chamados de crises, que podem ser mais intensos em alguns dias, do que em outros.

Esta doença não tem cura, mas o tratamento com remédios para o enjoo, como Prometazina, e alterações na dieta podem ajudam a aliviar a intensidade das tonturas, melhorando o bem-estar. Veja mais sobre a doença e como tratar.

3. Diabetes

O que pode ser tontura e mal-estar

O açúcar baixo no sangue, conhecido por hipoglicemia é uma situação que pode surgir com mais frequência em pacientes com diabetes e provoca tontura, sensação de queda e falta de força. Aprenda a identificar os primeiros sinais de diabetes.

Além destes sintomas, quando o açúcar no sangue é inferior a 60 mg/dl, pode-se ter tremores, suores frios, visão embaçada e confusão e, caso a hipoglicemia não for tratada rapidamente, ingerindo açúcar, o problema pode-se agravar podendo ocorrer um desmaio.

4. Pressão alta ou baixa

O que pode ser tontura e mal-estar

Tanto a pressão alta como a pressão baixa podem causar tontura e sensação de desmaio, porém este sintoma é mais comum quando a pressão está baixa, com valores de 90 x 60 mmHg.

Além da tontura, quando a pressão é baixa, podem surgir outros sintomas como fraqueza, visão turva, dor de cabeça e sono. Porém, nem sempre é fácil distinguir pressão alta de baixa porque os sintomas são semelhantes, sendo que a melhor forma de confirmar é medindo a pressão com um aparelho. Veja algumas formas de tratar a pressão baixa.

5. Anemia

O que pode ser tontura e mal-estar

A tontura pode também ser um sintoma da anemia, que é quando há falta de oxigênio e nutrientes no corpo, como ferro, sendo acompanhada de palidez, fraqueza e cansaço frequente. Confira os principais tipos de anemia e seus sintomas.

Geralmente, a anemia é diagnosticada quando os valores de hemoglobina são inferiores a 12 g/dl em mulheres e 13 g/dl em homens e para tratar a doença é necessário o aumento de alimentos aumentar o consumo de alimentos ricos em ferro, como feijão preto ou morango e, em alguns casos, tomar suplementos ou remédios recomendados pelo hematologista.

6. Problemas no coração

O que pode ser tontura e mal-estar

Quando se tem problemas no coração, como arritmias, aneurisma da aorta ou ataque cardíaco pode surgir tontura, pois o mau funcionamento do coração leva à diminuição da capacidade de bombear sangue para o resto do corpo, causando outros sintomas como dor no peito, inchaço nas pernas e falta de ar, por exemplo.

O tratamento para estas causas pode ser feito na maioria dos casos com uso de remédios indicados pelo cardiologista e por vezes, necessitam de cirurgia ao coração. Veja uma lista de 12 sinais que podem indicar problemas no coração.

7. Uso de alguns medicamentos

O que pode ser tontura e mal-estar

O uso prolongado de alguns medicamentos, como os remédios para convulsões, antidepressivos, anti-hipertensivos ou sedativos podem causar um efeito secundário que causa tonturas e a sensação de fraqueza.

Dessa forma, caso se suspeita que as tonturas estejam surgindo por algum medicamento, deve-se consultar o médico que fez a prescrição, para que a dose seja alterada ou o medicamento.

Assista ao vídeo seguinte e veja os exercícios que o podem ajudar:

Quando é preciso ir no médico?

É recomendado ir no clínico geral sempre que a tontura surge mais de 2 vezes ao dia, quando surge mais de 3 vezes por mês sem razão aparente ou quando se toma remédios para baixar a pressão ou para tratar a depressão por exemplo e, a tontura permanece por mais de 15 dias após o inicio do uso, pois existem remédios que causam tontura.

O médico ajudará a identificar a causa da tontura e no caso de ser necessário fazer tratamento o médico pode recomendar remédios, suplementos, cirurgia ou fisioterapia, segundo a doença que causa esse sintoma.

Gostou do que leu?   
Sim  /  Não

Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva aqui para que possamos melhorar o texto.

Enviar Carregando elementos na página
Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar