Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dispraxia

Dispraxia é uma doença genética que impede o indivíduo de ter movimentos corporais normais e controlados. É chamada de síndrome da “criança desajeitada”, pois essas crianças costumam quebrar objetos, tropeçar e cair sem motivo aparente. Costuma ser diagnosticada entre os 3 e os 5 anos. Nesta fase, o atraso no desenvolvimento é o principal indicador da dispraxia.

Sintomas de dispraxia

Os sintomas de dispraxia, geralmente, são:

  • problemas de equilíbrio,
  • falta de coordenação motora,
  • dificuldade em se orientar em determinado espaço,
  • dificuldades de aprendizagem,
  • lentidão na hora de falar e
  • falta de força muscular.

Várias são as causas atribuídas à dispraxia, como a hereditariedade, traumas ou lesões sofridas pelo cérebro que o impedem de funcionar de maneira normal.

Tratamento para dispraxia

O tratamento para dispraxia é feito através de terapia ocupacional, fisioterapia e fonoaudiologia. Essas técnicas irão melhorar tanto os aspectos físicos da criança como a força muscular, equilíbrio e também os aspectos psicológicos, proporcionando mais autonomia e segurança. Deste modo, a criança terá um melhor desempenho nas atividades diárias, relações sociais e saberá lidar com as limitações impostas pela dispraxia.

Deve ser feito um plano de intervenção, de acordo com as necessidades da criança. Algumas apresentam comportamentos agressivos por serem constantemente rotuladas.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...