Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Cardápio sem glúten e sem lactose para emagrecer

Fazer uma dieta sem glúten e sem lactose pode ajudar a emagrecer porque esses compostos causam inchaço, má digestão e aumento dos gases. Além disso retirar alimentos como leite e pão da alimentação diminui também as calorias da dieta e por isso ajuda a emagrecer.

No entanto, para os intolerantes à lactose e pessoas com alguma sensibilidade ao glúten, a melhoria dos sintomas de inchaço e de gases quando esses alimentos são retirados da dieta é imediata. Além disso, a absorção de vitaminas e minerais, devido à diminuição da inflamação intestinal melhora muito a qualidade de vida e o bem estar a curto e longo prazo.

Cardápio sem glúten e sem lactose para emagrecer

A tabela a seguir traz o exemplo de um cardápio de 3 dias da dieta sem glúten e sem lactose para emagrecer.

RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3
Café da manhãLeite de amêndoas com pão de fécula de batata com manteigaIogurte de sopa com cerais de aveiaMingau de aveia
Lanche da manhã1 maçã + 2 castanhasSuco verde de couve, laranja e pepino1 pêra + 5 biscoitos de arroz
Almoço/JantarPeito de frango com molho de tomate + 4 col de sopa de arroz + 2 col de sopa de feijão + salada verde1 posta de peixe grelhada + 2 batatas cozidas + salada de legumes refogadosAlmôndegas ao molho de tomate + macarrão sem glúten + salada de couve refogada
Lanche da tardeIogurte de soja + 10 biscoitos de arrozVitamina de leite de amêndoas, banana, maçã e linhaça1 copo de leite de soja + 1 fatia de bolo sem glúten

Além disso, para potencializar a perda de peso é preciso aumentar o consumo de alimentos ricos em fibras, frutas e legumes, além de praticar atividade física pelo menos 3 vezes por semana.

Como retirar o glúten da dieta

Para retirar o glúten da dieta, deve-se evitar o consumo de alimentos que contenham trigo, cevada ou centeio, como pães, bolos, macarrão, biscoitos e tortas.

Para substituir a farinha de trigo, que é a principal fonte de glúten da dieta, pode-se utilizar a farinha de arroz, a fécula de batata e o polvilho para fazer pães e bolos, por exemplo, ou comprar macarrão e biscoitos sem glúten. Veja a lista completa dos alimentos que contêm com glúten.

Como retirar a lactose da dieta

Para retirar a lactose da dieta deve-se evitar o consumo de leite de animais e seus derivados, preferindo a compra de leites vegetais, como o leite de soja e de amêndoas, ou o leite sem lactose.

Além disso, pode-se consumir iogurtes e queijos à base de soja, como tofu, e em geral os iogurtes feitos com leite também têm baixos níveis de lactose.

Retirar a lactose e o glúten pode engordar

Retirar a lactose e o glúten pode engordar porque apesar de retirar o glúten e a lactose da dieta ainda é necessário fazer uma alimentação saudável, rica em frutas, legumes e fibras, e pobre em açúcares e gorduras para emagrecer.

Evitar o glúten e a lactose pode dar a sensação de que a perda de peso virá sem esforço, o que não é verdade, pois é preciso continuar fazendo atividade física e evitando alimentos industrializados, fast food e carnes gordurosas para conseguir emagrecer.

Veja mais dicas sobre como fazer a alimentação sem glúten no vídeo a seguir.

Para perder peso sem sacrifícios, veja 5 dicas simples para emagrecer e perder barriga.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...