Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

4 remédios caseiros para soltar o intestino preso

Os remédios caseiros podem ser uma boa solução natural para ajudar a soltar o intestino preso. Boas opções são a vitamina de mamão com linhaça ou o iogurte natural com ameixa preta, por exemplo, porque estes ingredientes possuem grandes quantidades de fibras que ajudam a soltar o intestino, eliminando as fezes acumuladas.

O intestino preso é caracterizado pela presença de fezes e gases acumulados no intestino, provocando distensão e dor de barriga e, em situações graves, levando à perda de apetite. No caso de existir dor de barriga intensa ou fezes com sangue é importante ir no clínico geral para que possa ser feita uma avaliação dos sintomas e adequar o tratamento.

No entanto, a melhor estratégia para regular o intestino é comer fibras em todas as refeições, beber bastante água para amolecer as fezes, facilitando sua saída de forma natural e manter uma vida ativa praticando exercício físico regular. Veja o que comer e o que evitar para a prisão de ventre.

1. Vitamina de mamão com linhaça

4 remédios caseiros para soltar o intestino preso

Um ótimo remédio caseiro para intestino preso é a vitamina de mamão com linhaça, uma vez que estes alimentos são ricos em fibras que ajudam a hidratar as fezes e melhorar o funcionamento intestinal, ajudando a reduzir a barriga inchada.

Ingredientes

  • 1/2 mamão sem sementes;
  • 1 copo de água ou 1 potinho de iogurte natural;
  • 1 colher (de sopa) bem cheia de linhaça em sementes ou triturada;
  • Mel ou açúcar a gosto;

Modo de preparo

Bater no liquidificador o mamão e a água (ou iogurte), adicionar a linhaça e adoçar a gosto. Este remédio caseiro pode ser utilizado por crianças pequenas com o intestino preso.
 

2. Iogurte com ameixa preta

4 remédios caseiros para soltar o intestino preso

Este remédio caseiro com ameixa preta ajuda a combater a prisão de ventre, pois a fruta tem propriedades laxativas e depurativas, e, além disso, a granola é um alimento rico em fibras, ajudando a soltar o intestino preso.

Ingredientes

  • 1 iogurte natural;
  • 3 ameixas pretas secas;
  • 2 colheres de sopa de granola;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo

Triturar as ameixas, misturar com o iogurte natural, acrescentar a granola e adoçar com mel a gosto. Comer no café da manhã  ou como lanche.

3. Suco laxante de frutas

4 remédios caseiros para soltar o intestino preso

Além de ser rico em vitaminas, este suco ajuda a tratar o intestino preso, uma vez que as frutas como o abacaxi e a manga são laxantes naturais. O pêssego com casca ajuda a soltar o intestino preso porque a casca tem uma elevada quantidade de fibras.

Ingredientes

  • 2 fatias de abacaxi;
  • 2 fatias de manga;
  • 1 pêssego com casca;
  • 300 ml de água gelada.

Modo de preparo

Cortar as fatias de abacaxi em pedaços e colocar num liquidificador. Lavar, cortar as fatias de manga e o pêssego em pequenos pedaços e acrescentar ao abacaxi. Por fim, colocar a água no liquidificador e misturar tudo até obter uma mistura homogênea. Servir num copo e beber gelado.

4. Vitamina verde

4 remédios caseiros para soltar o intestino preso

Os espinafres são legumes ricos em fibras com propriedades laxativas que estimulam o funcionamento do intestino ajudando a diminuir o desconforto e o inchaço provocado pelo intestino preso. Além disso, a laranja é um laxante natural e o kiwi é rico em fibras, assim como a aveia e a chia, o que ajuda a regular o intestino preso.

Ingredientes

  • 8 folhas de espinafres;
  • Suco de 2 laranjas;
  • 2 kiwis;
  • 2 colheres de sopa de farinha de aveia;
  • 1 colher de chia hidratada.

Modo de preparo

Lavar os espinafres e colocá-los num liquidificador. Retirar o suco da laranja e acrescentar aos espinafres. De seguida, triturar os kiwis e colocar junto dos restantes ingredientes, no liquidificador. Por último, acrescentar a farinha de aveia e misturar até obter uma mistura homogênea. Colocar a mistura num copo e acrescentar a chia hidratada. 

Para fazer chia hidratada deve-se colocar as sementes de chia em água, durante, pelo menos, 2 horas, até criar um gel. O consumo constante de chia não hidratada pode causar irritação do intestino e, por isso, deve ser evitado.

Assista ainda ao vídeo seguinte e conheça outras opções caseiras que ajudam a soltar o intestino:

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.

Bibliografia

  • RODRIGUES, CAROL; OLIVEIRA, Aline. SAÚDE NA MESA: DICAS DA NUTRI. 2016. Disponível em: <http://www.hcfmb.unesp.br/wp-content/uploads/2015/09/ManualOncoCorrigido.pdf>.
  • INCA. Guia de Nutrição para Pacientes e Cuidadores. 2015. Disponível em: <https://www.inca.gov.br/sites/ufu.sti.inca.local/files//media/document//guia-de-nutricao-para-pacientes-e-cuidadores-web-2015.pdf>. Acesso em 18 Jan 2021
  • FERNANDES, Sibele. PRODUÇÃO E APLICAÇÃO DE MUCILAGEM DE CHIA (Salvia hispanica L.) EM PRODUTOS ALIMENTICIOS. Dissertação para obtenção do título de Mestre em Engenharia e Ciência de Alimentos., 2016. Universidade Federal do Rio Grande.
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE, UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS. Na cozinha com as frutas, legumes e verduras. 2016. Disponível em: <https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/cozinha_frutas_legumes_verduras.pdf>. Acesso em 18 Jan 2021
  • GOVERNO DO BRASIL. Conceitos em Fitoterapia: Uma revisão da literatura. ‎ Abacaxi/Bromelina. Disponível em: <https://www.ufjf.br/proplamed/atividades/fitoterapia/2157-2/>. Acesso em 18 Jan 2021
  • ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE CUIDADOS PALIATIVOS. Consenso Brasileiro de Constipação Intestinal Induzida por Opioides. 2099. Disponível em: <https://wp.ufpel.edu.br/francielefrc/files/2019/06/consenso-brasileiro-de-constipa%C3%A7%C3%A3o-por-opi%C3%B3ides.pdf>. Acesso em 18 Jan 2021
  • DINIZ, Elaine. CONSTIPAÇÃO INTESTINAL: UMA REVISÃO. Monografia apresentada para a obtenção do Título de Especialista em Saúde Pública, 2008. Universidade Federal de Minas Gerais.
  • RAMOS, Christiane. EFEITO DOS ÓLEOS DE OLIVA E LINHAÇA NO TRATAMENTO DA CONSTIPAÇÃO INTESTINAL DOS PACIENTES COM DOENÇA RENAL CRÔNICA EM HEMODIÁLISE. Dissertação apresentada para obtenção do título de Mestre em Ciências, 2014. Universidade Federal de São Paulo – Escola Paulista de Medicina.
  • CAIRES, Cecília. Atualização das Orientações Nutricionais do Ambulatório de Nutrição e Gastroenterologia Para: Constipação, Diarréia, Flatulência e Refluxo. Trabalho de conclusão de curso, 2015. Universidade de Brasília, Faculdade de Ciências da Saúde - Departamento de Nutrição.
  • INCA. CONSTIPAÇÃO INTESTINAL NO CÂNCER AVANÇADO. 2009. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/inca/constipacao.pdf>. Acesso em 18 Jan 2021
  • ALVES, José. Constipação intestina. JBM. 101. 2; 31-37, 2013
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem