Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dieta para colón irritável

A dieta para aliviar os sintomas de cólon irritável deve ser pobre em substâncias que agravam a inflamação intestinal ou que aumentam a intensidade dos movimentos peristálticos. Dessa forma, deve-se evitar ingerir comidas com muita gordura, cafeína ou açúcar, assim como eliminar o consumo de álcool.

É ainda importante garantir a correta hidratação, pois a água é fundamental para evitar casos de desidratação, quando o intestino irritável provoca diarreia, ou para melhorar o funciona do intestino, quando surge prisão de ventre.

Além disso, fazer várias refeições pequenas ao longo do dia é melhor que fazer uma refeição muito grande, pois evita o trabalho excessivo por parte do estômago e do intestino, evitando ou aliviando os sintomas.

Alimentos a evitar na síndrome do cólon irritávelAlimentos a evitar na síndrome do cólon irritável
Outros alimentos a evitar na síndrome do cólon irritávelOutros alimentos a evitar na síndrome do cólon irritável

Alimentos que se deve evitar

Para conseguir controlar os sintomas do cólon irritável é aconselhado evitar, ou retirar da dieta, alimentos como:

  • Frituras, molhos e natas;
  • Café, chá preto e refrigerantes com cafeína;
  • Açúcar, doces, bolachas, biscoitos e balas;
  • Bebidas alcoólicas.

Uma vez que quase metade dos casos de síndrome do cólon irritável apresentam elevada sensibilidade à lactose, pode ser necessário excluir o leite da dieta para verificar se este alimento irrita a mucosa intestinal intestino. Da mesma forma, uma dieta rica em fibra também deve ser estudada porque em alguns casos pode regular o funcionamento do intestino, enquanto em outros casos pode piorar os sintomas, especialmente quando existe diarreia associada.

Na dieta para síndrome do intestino irritável é importante controlar também a quantidade de água ingerida. Está determinado que o paciente com síndrome do cólon irritável deve beber cerca de 30 a 35 mL de líquidos por Kg de peso, o que significa que uma pessoa de 60 kg deve ingerir cerca de 2 litros de água. A conta é feita multiplicando o peso real do paciente, em Kg, por 35 mL.

Assista este vídeo para ficar a saber mais sobre a síndrome do cólon irritável e o que deve ou não comer:

Exemplo de dieta para cólon irritável

  • Café da manhã e lanches - chá de camomila ou cidreira e um pão francês com queijo minas ou uma maçã com um iogurte e duas torradas
  • Almoço e jantar - bife de peru grelhado com arroz e salada ou pescada cozida com batata e brócolis cozidos.

Esta dieta é apenas um exemplo, devendo cada dieta para cólon irritável, ser elaborada por um nutricionista ou gastrenterologista.

Mais sobre este assunto:
Carregando
...