Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

Dieta para controlar cirrose e evitar complicações

Os alimentos recomendados na dieta para cirrose são as frutas, vegetais, cereais integrais e carnes magras, pois são alimentos ricos em nutrientes e de fácil digestão, não exigindo muito trabalho do fígado.

A cirrose é um estado em que o fígado perde suas funções, sendo normalmente causada pelo consumo excessivo de álcool ou por hepatites virais. A cirrose só tem cura quando é feito um transplante hepático, mas pode ser controlada com medicamentos e dieta.

Alimentos que devem ser evitados

Para controlar a cirrose e evitar forçar o fígado, deve-se evitar os seguintes alimentos:

  • Bebidas alcoólicas;
  • Carnes vermelhas;
  • Carne seca ou defumada;
  • Embutidos como salsicha, linguiça e salame;
  • Leite e derivados integrais;
  • Queijos amarelos e ricos em gordura, como cheddar;
  • Molhos como maionese, ketchup ou mostarda;
  • Frituras;
  • Bolos e creme de leite;
  • Manteiga;
  • Comida pronta congelada, salgadinhos de pacote, biscoitos recheados.

Além disso, deve-se aumentar a ingestão de frutas, legumes, cereais integrais como arroz, macarrão, pão e farinha integral, e consumir peixes e carnes brancas diariamente. Também é importante preferir leite e derivados desnatados, e evitar o consumo excessivo de sal.

Alimentos permitidos na cirrose hepáticaAlimentos permitidos na cirrose hepática
Alimentos proibidos na cirrose hepáticaAlimentos proibidos na cirrose hepática

Como controlar o inchaço

Para controlar o inchaço na barriga que normalmente ocorre na cirrose, deve-se diminuir o consumo de sal, evitando adicional sal nas preparações de comida em casa e evitando consumir alimentos ricos em sal, como linguiça, salgadinhos de pacote, caldos de carne e de galinha em cubo, molhos inglês e de soja, e fast food.

Como alternativa, deve-se preferir utilizar ervas naturais para temperar os alimentos, como alho, cebola, salsinha, pimenta e manjericão. Veja o que fazer para diminuir o consumo de sal.

Alimentação na cirrose descontrolada

A dieta para cirrose hepática descontrolada geralmente é feita no hospital, pois quando a doença está descontrolada é comum ser preciso tomar medicamentos pela veia e fazer exames regulares para avaliar o estado de saúde do paciente. Assim, é comum na cirrose descontrolada a dieta ser feita através de sonda ou pela veia, pois assim é possível controlar melhor os nutrientes e melhorar a alimentação do paciente sem forçar muito o fígado.

Após o período de internamento, o paciente deve seguir as recomendações da dieta geral para cirrose, tendo cuidado redobrado para evitar os alimentos que pioram a função do fígado.

Cardápio para cirrose

A tabela a seguir traz um exemplo de cardápio de 3 dias para cirrose hepática.

RefeiçãoDia 1Dia 2Dia 3
Café da Manhã1 copo de iogurte desnatado + 1 pão integral com queijo ricota1 copo de suco de laranja + 1 tapioca com requeijão light1 copo de leite desnatado com café + 5 torradas integrais com geleia de fruta
Lanche da Manhã1 maçã + 4 bolachas Maria1 copo de iogurte desnatado + 4 bolachas cream cracker1 banana amassada + 1 col. de aveia em flocos
Almoço/JantarPeixe grelhado + 4 col. sopa de arroz integral + 2 col. de sopa de feijão + salada cozida + 1 laranjaMacarronada de frango com molho de tomate + salada verde + 2 fatias de melanciaCozido de peixe com legumes + 4 col. de sopa de arroz + 1 tangerina
Lanche da Tarde1 copo de leite desnatado com café + cuscuz com queijo light1 copo de suco de laranja com couve + 1 pão integral com queijo cottage1 copo de iogurte desnatado + 6 bolachas cream cracker

A dieta para cirrose varia de acordo com o estado nutricional do paciente e por isso deve ser acompanhada por um profissional de saúde, como o nutricionista. Também é importante lembrar que qualquer medicamento só deve ser tomado com autorização e recomendação médica.

Saiba como é feito o tratamento completo para cirrose hepática.

Mais sobre este assunto:


Carregando
...