A dieta da USP é um tipo de dieta muito pobre em calorias, onde a pessoa ingere menos de 1000 calorias por dia, durante 7 dias, o que acaba resultando em perda de peso.
Nesta dieta, o principal objetivo é diminuir a ingestão de carboidratos, que estão presentes em alimentos como arroz, massa e pão, dando-se maior preferência para as proteínas e gorduras. Por esse motivo, na dieta da USP é permitido comer ovo, presunto, bife, frutas, café e as verduras, mas devem ser evitados alimentos como arroz, macarrão, bebidas alcoólicas, frituras e açúcar.

Para fazer esta dieta, os criadores recomendam um cardápio fechado que deve ser seguido por qualquer pessoa:
Cardápio da dieta da USP
O cardápio da dieta da USP inclui todas as refeições permitidas na dieta que é feita por 7 dias.
Esta dieta tem um cardápio específico de uma semana e não é permitido trocar os alimentos, nem as refeições que estão no cardápio. Depois de completar essa semana, a orientação é de que se pode começar de novo, mas a dieta não deve de ser feita por mais de 2 semanas seguidas.
Porque a dieta da USP não é boa opção para emagrecer
A grande restrição de calorias proposta por esta dieta, de fato, ajuda a perder peso rápido, mas trata-se de uma dieta bastante monótona, muito restritiva e que não estimula hábitos alimentares saudáveis, não sendo aconselhada por nutrólogos ou nutricionistas. É comum que pessoas que conseguem emagrecer com a dieta da USP sofram com o "efeito sanfona", pois emagrecem através de uma alimentação muito desequilibrada, que não pode ser mantida por muito tempo e que acaba estimulando o regresso aos hábitos alimentares anteriores.
Além disso, o cardápio é fixo e não varia de acordo com as necessidades e metabolismo de cada pessoa que a faz, o que pode acabar trazendo vários problemas de saúde, especialmente para quem tem histórico de doenças crônicas como diabetes, pressão alta, hipertireoidismo ou hipotireoidismo, por exemplo.
Apesar do nome, que refere a sigla da Universidade de São Paulo, USP, não parece existir qualquer relação oficial entre os departamentos da Universidade de São Paulo e a criação da dieta.
Como emagrecer de forma saudável
Para emagrecer de forma saudável e definitiva é muito importante fazer uma reeducação alimentar, que consiste em mudar o tipo de alimentação que se faz, para que se torne mais saudável e consiga ser feita por toda a vida. Veja algumas dicas da nossa nutricionista:
Veja mais sobre como emagrecer com reeducação alimentar e não engordar mais.