Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é e como fazer a Dieta Ayurveda

A dieta Ayurveda tem origem na Índia e tem como objetivo promover longevidade, vitalidade, saúde física, mental e emocional. Ela não funciona como uma dieta para curar doenças, mas sim para preveni-las e para aprimorar a saúde do corpo e da mente, que caminham sempre juntas.

Como consequência, essa dieta estimula a perda de peso naturalmente, pois promove um menor consumo de carboidratos e gorduras, ajudando a equilibrar os doshas e melhorando o funcionamento do corpo e da mente.

O que é e como fazer a Dieta Ayurveda

O que são os Doshas

Os doshas são 3 forças ou humores biológicos, baseados em elementos naturais, que conduzem o equilíbrio ou desequilíbrio do corpo e da mente:

  • Dosha Vata: predomina o elemento ar. Quando esta energia está em desequilíbrio, surgem sintomas como cansaço, ansiedade, insônia, constipação e inchaço;
  • Dosha Pitta: predomina o elemento fogo. Quando em desequilíbrio, pode causar irritação, apetite elevado, acne e pele avermelhada;
  • Dosha Kapha: predomina o elemento água. Quando essa energia está em desequilíbrio, podem surgir sintomas como comportamento possessivo, ganho de peso, problemas respiratórios e produção excessiva de muco.

De acordo com a ayurveda, cada indivíduo possui os 3 doshas, mas um deles sempre é dominante sobre os outros. Essa combinação leva a características pessoas únicas de corpo, mente e emoções. Com base nisso e em fatores como idade e gênero, alimentação ayurvédica busca balancear a relação entre essas três forças para equilibrar a saúde do corpo e da mente.

Alimentos permitidos e proibidos

Os alimentos permitidos e proibidos na dieta Ayurveda variam de acordo com os doshas, mas em geral são:

O que é e como fazer a Dieta Ayurveda

Alimentos permitidos

Um dos pontos principais é privilegiar alimentos naturais, frescos e livres de conservantes e agrotóxicos. Assim, são bem vindos alimentos como frutas, verduras e legumes orgânicos, leite e derivados, e frango orgânicos, peixes, azeite de oliva, nozes, castanhas e outras nuts, cereais integrais, temperos e condimentos naturais, também são exemplos de alimentos saudáveis. Veja os principais alimentos anti-inflamatórios.

Alimentos Proibidos

São proibidas bebidas estimulantes, café, açúcar e sal refinados, carnes vermelha, farinha branca, refrigerantes, doces, frituras, gordura animal, álcool e produtos com aditivos químicos devem ser evitados. Também é proibido fumar e comer em excesso, pois também trazem desequilíbrio para o corpo.

O que é e como fazer a Dieta Ayurveda

Dicas e Cuidados

Além de escolher bem os alimentos, a dieta ayurveda também preconiza outros cuidados, como:

  • Evitar trocar refeições por sanduíches;
  • Comer com atenção, tendo consciência de que aquele alimento irá influenciar o corpo e a mente;
  • Ter mais cuidado com a qualidade dos alimentos do que com a quantidade;
  • Comer com calma e mastigar bem os alimentos;
  • Beber bastante água entre as refeições.

Além disso, também é recomendado ter regularidade nos horários de acordar e dormir, fazer atividade física, buscar boas companhias e ambientes harmoniosos, ler bons livros e desenvolver práticas que promovam equilíbrio como yoga e meditação. Veja os benefícios do yoga.

Benefícios da dieta

Ao equilibrar corpo e mente, a dieta ayurveda ajuda a reduzir a ansiedade, combater depressão, aumentar a energia e o bem-estar, trazer tranquilidade e prevenir alergias e doenças crônicas, como câncer e diabetes.

Como esta dieta favorece o uso de alimentos frescos e naturais, e estimula um controle na quantidade de alimentos consumidos, ela também leva ao melhor controle do peso, favorecendo o emagrecimento.

A importância dos temperos

Além dos alimentos, a dieta ayurveda também destaca o uso de temperos que, além de darem sabor, são aliados da digestão. Alguns dos temperos mais usados são cúrcuma, canela, cravo, noz-moscada, gengibre, anis, alecrim, açafrão, manjericão e salsa.

Esses temperos são funcionais e antioxidantes, auxiliando o processo digestivo e trazendo benefícios para o organismo, como desinflamar, prevenir doenças, fortalecer o sistema imunológico e melhorar a circulação sanguínea.

O que é e como fazer a Dieta Ayurveda

Receita da Massala

Massala é uma combinação de temperos típica da medicina ayurveda, devendo ser feita como mostrado a seguir:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de cominho em pó
  • 1 1/2 colher de chá de semente de coentro em pó
  • 1 1/2 colher de chá de gengibre em pó
  • 1 1/2 colher de chá de pimenta-do-reino moída
  • 1 colher de chá de canela em pó
  • 1/2 colher de chá de cravo-da-índia em pó
  • 1/2 colher de chá de noz-moscada em pó

Modo de Preparo:

Misturar os ingredientes e armazenar em um pote de vidro bem fechado.

Mais sobre este assunto:


Publicidade
Carregando
...
Fechar