Pílula do dia seguinte Diad: como tomar e efeitos colaterais

novembro 2022
  1. Para que serve
  2. Como tomar
  3. Efeitos colaterais
  4. Contra-indicações

O Diad é uma pílula do dia seguinte utilizada como contraceptivo de emergência para evitar a gravidez, após contato intimo sem preservativo, ou quando há suspeita de falha do método anticoncepcional rotineiramente utilizado. É importante ressaltar que este remédio não é abortivo e nem protege contra doenças sexualmente transmissíveis.

Essa pílula contém o hormônio levonorgestrel na sua composição, e para que possa agir com eficácia, deve ser ingerido até no máximo de 72 horas após o contato íntimo desprotegido.

O Diad é um método de uso ocasional de emergência, e não deve substituir o método contraceptivo de uso habitual, pois pode causar efeitos colaterais, devido a sua alta concentração de hormônio.

Para que serve

O Diad é indicado para mulheres como método contraceptivo de emergência, após a relação sexual desprotegida ou nos casos de falha do método anticoncepcional normalmente utilizado, como acontece quando o preservativo estoura, o diafragma desloca, a pílula anticoncepcional foi esquecida ou atraso na aplicação da injeção anticoncepcional, por exemplo.

É importante levar em consideração que o Diad não é indicado como método contraceptivo de rotina. No caso da mulher não ter método anticoncepcional, é recomendado consultar um ginecologista para fazer uma avaliação clínica e indicar o método mais adequado de forma individualizada. Veja os principais métodos contraceptivos.

Como tomar

O Diad pode ser encontrado em duas apresentações, com um único comprimido contendo 1,5 mg de levonorgestrel, ou com dois comprimidos, contendo 0,75 mg de levonorgestrel em cada comprimido.

A forma de tomar o Diad varia de acordo com sua apresentação e inclui:

ApresentaçãoPosologia
Diad com 1 comprimido de levonorgestrel 1,5 mg

Tomar 1 comprimido em dose única nas primeiras 12 horas após a relação sexual desprotegida e até um máximo de 72 horas. Após esse período a eficácia da pílula do dia seguinte diminui significativamente.

Se ocorrer vômito dentro de 4 horas após a ingestão do comprimido, deve-se repetir a dose.

Diad com 2 comprimidos de levonorgestrel 0,75 mg

O primeiro comprimido de Diad deve ser tomado o mais breve possível após a relação sexual desprotegida, não ultrapassando 72 horas, pois ocorre diminuição da eficácia ao longo do tempo. O segundo comprimido deve ser tomado sempre 12 horas após o primeiro.

Se ocorrer vômito dentro de 2 horas após a ingestão do comprimido, deve-se repetir a dose.

O Diad pode ser tomado a qualquer momento durante o ciclo menstrual, exceto quando já se tem atraso na menstruação.

Caso esteja sendo feito o uso de pílulas anticoncepcionais, não é necessário interromper seu uso, devendo-se tomá-las regularmente.

Deve-se usar preservativo depois de tomar Diad?

Sim. Após a utilização do Diad, é recomendado utilizar um método contraceptivo de barreira, como a camisinha masculina ou feminina, ou o diafragma, até o início do próximo ciclo menstrual.

O Diad pode ser usado mais de 1 vez durante o mesmo ciclo menstrual?

Não é recomendado o uso do Diad mais de 1 vez durante o mesmo ciclo menstrual, pois sua administração repetida pode causar alterações no ciclo menstrual.

Por isso, é importante consultar o ginecologista para indicar um método anticoncepcional adequado a cada caso e, assim, evitar o uso contínuo de pílulas de emergência. Veja outras dúvidas sobre o uso da pílula do dia seguinte

Possíveis efeitos colaterais

Os principais efeitos colaterais que podem surgir com o uso do Diad são náusea, dor abdominal inferior, dor de cabeça, tontura, cansaço, vômito, sensibilidade nos seios e sangramento irregular.

Além disso, pode ocorrer uma alteração no ciclo menstrual, causando atraso ou antecipação da menstruação em alguns dias em relação à data prevista. Veja outros efeitos colaterais que podem ser causados pela pílula do dia seguinte.

Quem não deve usar

O Diad não deve ser usado no caso de gravidez suspeita ou confirmada, ou durante a amamentação, ou por mulheres que tenham alergia aos componentes do comprimido ou insuficiência hepática grave.

A pilula de emergência deve ser usada com precaução em mulheres que tenham asma, doença cardiovascular grave, diabetes, epilepsia ou histórico de acidente vascular cerebral, portanto, um ginecologista deve ser consultado antes de usar.

O Diad também não deve ser usado por meninas com menos de 16 anos, pois existem poucos estudos sobre a segurança do uso em menores de 16 anos.

Esta informação foi útil?

Atualizado e revisto clinicamente por Flávia Costa - Farmacêutica, em novembro de 2022.

Bibliografia

  • UPADHYA, K. K.; et al. Emergency Contraception. Pediatrics. 144. 6; e20193149, 2019
  • CIMED INDÚSTRIA DE MEDICAMENTOS LTDA. DIAD (levonorgestrel) comprimidos de 0,75 mg e 1,5 mg. 2020. Disponível em: <https://www.bifarma.com.br/manual/diad-1,5mg-com-1-comprimido-cimed-manual.pdf>. Acesso em 16 nov 2022
Mostrar bibliografia completa
  • LEELAKANOK, N.; METHANEETHORN, J. A Systematic Review and Meta-analysis of the Adverse Effects of Levonorgestrel Emergency Oral Contraceptive. Clin Drug Investig. 40. 5; 395-420, 2020
  • MINISTÉRIO DA SAÚDE. Anticoncepção de emergência. 2011. Disponível em: <http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/anticoncepcao_emergencia_perguntas_respostas_2ed.pdf>. Acesso em 14 nov 2019
  • GENERALITAT VALENCIANA: CONSELLERIA DE SANIT UNIVERSAL I SALUT PÚBLICA. Prospecto del Postinor. 2001. Disponível em: <http://www.san.gva.es/documents/152919/170020/f10a.pdf>. Acesso em 29 abr 2019
Revisão clínica:
Flávia Costa
Farmacêutica
Formada em Farmácia pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2003. Mestre em Ciências Biomédicas pela UBI, Portugal.

Tuasaude no Youtube

  • CAMISINHA FEMININA: como colocar e o que não fazer

    07:35 | 152775 visualizações
  • COMO COLOCAR A CAMISINHA CORRETAMENTE

    08:15 | 930609 visualizações
  • INFECÇÕES SEXUALMENTE TRANSMISSÍVEIS | com Drauzio Varella

    14:11 | 161592 visualizações
  • O que fazer se esquecer de tomar a Pílula

    03:42 | 300599 visualizações