Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.
O que você precisa saber?

O que é o detox iônico e como funciona

Julho 2020

A desintoxicação iônica, também conhecida como hidrodetox ou detox iônico, é um tratamento alternativo que tem como objetivo desintoxicar o corpo através da harmonização dos fluxos energéticos através dos pés. Apesar de ser dito que a desintoxicação iônica é capaz de promover a eliminação de toxinas e tratar doenças, diminuir estresse e ansiedade, e promover melhora da circulação sanguínea, os seus efeitos ainda são bastante discutíveis.

Um bom exemplo das dúvidas sobre o funcionamento deste tratamento é que o resultado da desintoxicação pode ser observado por meio da mudança de cor da água em que os pés se encontram, sendo indicativo de eliminação de toxinas pelos pés. No entanto, não existem evidências científicas que indiquem que há eliminação de toxinas através dos pés.

Além disso, quando os eletrodos são colocados na água salgada e é aplicada uma corrente de energia, mesmo sem os pés, acontece uma reação química que promove a mudança na cor da água, sem haver necessidade de estar em contato com o corpo.

O que é o detox iônico e como funciona

Possíveis benefícios

Acredita-se que os benefícios da desintoxicação iônica estão relacionados com a eliminação de toxinas através dos pés, sendo informado que esse tipo de tratamento pode promover melhora da circulação sanguínea, diminuição dos sintomas da menopausa, diminuição do estresse e da ansiedade, regeneração do corpo, prevenção do envelhecimento precoce e aumento da sensação de bem-estar.

Desta forma, a desintoxicação iônica poderia proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas que utilizam o tratamento. No entanto, são necessários mais estudos para comprovar os efeitos da desintoxicação iônica, principalmente devido ao fato dos resultados dos estudos existentes serem contraditórios.

Como é feito o detox iônico

Para realizar o tratamento de desintoxicação iônica, é indicado que a pessoa coloque os pés por cerca de 15 a 30 minutos em um recipiente com água salgada, na qual se encontram eletrodos de cobre e de aço que poderiam ajudar a equilibrar os fluxos energéticos do corpo humano.

Os elétrodos de cobre e de aço presentes no aparelho de desintoxicação iônica seriam responsáveis por eliminar do corpo todo tipo de toxinas, produtos químicos, efeitos de radiações e materiais sintéticos que ficam armazenados em diferentes camadas da pele e equilibrar a energia do corpo, promovendo sensação de bem-estar para a pessoa ao fim da sessão.

Bibliografia >

  • CENTRE FOR RESEARCH STRATEGIES. Evaluation of heavy metal levels in relation to ionic foot bath sessions with the ioncleanse ®. 2008. Disponível em: <http://www.ahrfoundation.net/dlfiles/study_results.pdf>. Acesso em 10 Mar 2020
  • KENNEDY, Deborah A. et al. Objective Assessment of an Ionic Footbath (IonCleanse): Testing Its Ability to Remove Potentially Toxic Elements from the Body. Journal of Environmental and Public Health. 2012
Esta informação foi útil?   
Sim  /  Não

Ficou alguma dúvida. Deixe aqui a sua questão para que possamos melhorar o nosso texto:

Atenção! Só poderemos responder diretamente se deixar o seu email.
Irá receber um email com um link que deverá aceder para confirmar que o email lhe pertence.
Mais sobre este assunto:

Publicidade
Carregando
...
Fechar Simbolo de finalizado

Pode perguntar

Fechar
É hora de acabar com todas as suas dúvidas!
Erro
Erro
Erro
Marque a caixa de verificação acima.
Enviar Mensagem