3003-3230
Número para marcação de consultas, disponível apenas em território brasileiro, com custo de chamada local.

Detox iônico: o que é, possíveis benefícios e por que não funciona

Atualizado em janeiro 2023
Evidência científica

A desintoxicação iônica, também conhecida como hidrodetox ou detox iônico, é um tratamento alternativo que tem como objetivo desintoxicar o corpo através da harmonização dos fluxos energéticos através dos pés.

No entanto, apesar de ser dito que a desintoxicação iônica é capaz de promover a eliminação de toxinas e tratar doenças, diminuir estresse e ansiedade, e promover melhora da circulação sanguínea, os seus efeitos ainda são bastante discutidos e não possuem comprovação científica.

A eliminação de toxinas do corpo acontece principalmente pela atividade dos rins e do fígado e, por tanto, não é possível haver eliminação de toxinas através dos pés. A mudança de cor da água utilizada no detox iônico acontece devido à reação química que acontece por causa do contato dos eletrodos com a água salgada, sem haver necessidade de contato com o corpo.

Imagem ilustrativa número 1

Possíveis benefícios

Acredita-se que os benefícios da desintoxicação iônica estão relacionados com a eliminação de toxinas através dos pés, sendo informado que esse tipo de tratamento pode promover melhora da circulação sanguínea, diminuição dos sintomas da menopausa, diminuição do estresse e da ansiedade, regeneração do corpo, prevenção do envelhecimento precoce e aumento da sensação de bem-estar.

Desta forma, a desintoxicação iônica poderia proporcionar uma melhor qualidade de vida para as pessoas que utilizam o tratamento. No entanto, são necessários mais estudos para comprovar os efeitos da desintoxicação iônica, principalmente devido ao fato dos resultados dos estudos existentes serem contraditórios.

Como é feito o detox iônico

Para realizar o tratamento de desintoxicação iônica, é indicado que a pessoa coloque os pés por cerca de 15 a 30 minutos em um recipiente com água salgada, na qual se encontram eletrodos de cobre e de aço que poderiam ajudar a equilibrar os fluxos energéticos do corpo humano.

Os elétrodos de cobre e de aço presentes no aparelho de desintoxicação iônica seriam responsáveis por eliminar do corpo todo tipo de toxinas, produtos químicos, efeitos de radiações e materiais sintéticos, havendo a mudança de cor, o que seria indicativo da eliminação das toxinas. Entretanto, após aplicar a corrente de energia no equipamento, mesmo sem os pés, é possível haver mudança na cor da água e, por isso, o detox iônico não possui comprovação.