Ative as notificações para não perder as publicações de saúde e bem estar mais interessantes.

Desenvolvimento do bebê - 7 semanas de gestação

Semana de gestação: 7 semanas

Equivale ao mês: 3ª semana do 2º mês

Equivale aos dias: 43 a 49 dias de gestação

O desenvolvimento do bebê com 7 semanas de gestação é marcado pelo desenvolvimento acelerado do cérebro com formação de novos neurônios, e a cabeça começa a ficar mais definida com olhos mais centralizados, formação das pálpebras e o desenvolvimento da boca, das narinas e das orelhas.

Nesta semana da gestação, com o crescimento do útero e o desenvolvimento do bebê, a barriga começa a ser notada, e a mulher pode continuar a ter enjoos matinais, prisão de ventre ou vontade de urinar com frequência.

Desenvolvimento do bebê - 7 semanas de gestação

Desenvolvimento do bebê

Na sétima semana da gestação, o embrião, em constante desenvolvimento, tem mais que o dobro do tamanho da semana anterior. Esta semana é caracterizada pelo crescimento acelerado principalmente da cabeça e do cérebro, em que novas células cerebrais e neurônios são formados. Ao final desta semana, o cérebro já possui três regiões que serão responsáveis pelo raciocínio, memória, aprendizado e por coordenar a respiração, os músculos e os batimentos cardíacos.

Os botões dos braços e das pernas já se desenvolveram e começam a se formar os dedos das mãos e dos pés, ao mesmo tempo em que os órgãos continuam a ser formados, mas ainda é muito cedo para desempenharem alguma função.

Nesta semana da gestação, a placenta é muito maior que o bebê e o cordão umbilical está tomando forma. Os olhos que estavam na lateral da cabeça, começam a aproximar-se e as pálpebras começam a se desenvolver. O rosto do embrião começa a ficar mais definido com o desenvolvimento da boca, narinas e orelhas.

Nesta fase o bebê poderá se mexer, mas a mulher provavelmente só sentirá o movimento com 18 semanas de gestação.

Tamanho do bebê

O tamanho do embrião com 7 semanas de gestação é de 12 a 18 milímetros, sendo equivalente ao tamanho de um mirtilo.

Mudanças no corpo da mulher

Na sétima semana de gravidez, o útero começa a ficar mais inclinado para frente e já se pode notar a barriga crescendo. Os sintomas de enjoos matinais, prisão de ventre e a vontade frequente de urinar podem ficar mais evidentes. Além disso, a mulher pode apresentar maior sensibilidade a cheiros, o que pode contribuir para aumentar os enjoos.

Nesta fase, devido às alterações hormonais e aumento do fluxo sanguíneo no útero, pode ocorrer aumento da produção de muco cervical, chamado de leucorreia, podendo ser percebido como um corrimento fino, branco leitoso e sem cheiro. Esse muco é considerado normal e faz parte do tampão mucoso, que é uma substância que tem como objetivo proteger o bebê contra infecções que possam interferir no desenvolvimento do bebê. Saiba mais para que serve o tampão mucoso.

Além disso, podem ocorrer alterações na pele que fica mais oleosa, podendo causar aparecimento de acne no rosto, e um brilho mais rosado, devido ao aumento do fluxo sanguíneo e dos hormônios.

Cuidados durante a 7ª semana

Na 7ª semana da gestação, alguns cuidados são importantes para ajudar a aliviar os desconfortos que podem surgir como:

  • Enjoo matinal: se os enjôos forem muito intensos, o médico poderá receitar o uso de remédio para enjoos durante a gravidez, mas uma boa dica é logo ao levantar pela manhã comer 1 bolacha de água e sal e só depois de alguns minutos tomar o café da manhã;
  • Prisão de ventre: beber bastante líquido, fazer uma alimentação rica em fibras, incluindo frutas, verduras e grãos integrais, e atividade física ajudam a melhorar o movimento do intestino, combatendo a prisão de ventre;
  • Sensibilidade a cheiros: evitar cheiros fortes como de alimentos quentes, perfumes, sabonete do banho ou produtos de limpeza, que possam causar indisposição ou aumentar o enjoo;
  • Acne no rosto: lavar o rosto com um sabonete suave todos os dias e usar um hidratante sem óleo, indicados pelo médico.

Além disso, é importante ter uma alimentação balanceada que forneça todos os nutrientes necessários para o desenvolvimento do bebê, praticar atividades físicas, desde que liberadas pelo médico, descansar sempre que possível e reservar um tempo para cuidar de si mesma. Outro cuidado importante é evitar o uso de medicamentos, exceto os prescritos pelo médico.

Confirme em que mês da gravidez está inserindo aqui os seus dados:

Erro
help
Imagem que indica que o site está carregando

Sua gravidez por trimestre

Para facilitar a sua vida e você não perder tempo procurando, separamos toda a informação que você precisa por cada trimestre de gestação. Em que trimestre você está?

Esta informação foi útil?

Sua opinião é importante! Escreva aqui como podemos melhorar o nosso texto:

Ficou alguma dúvida? Clique aqui para ser respondido.
Verifique o email de confirmação que lhe enviamos.

Bibliografia

  • MAYO CLINIC. Pregnancy week by week. Fetal development: The 1st trimester. Disponível em: <https://www.mayoclinic.org/healthy-lifestyle/pregnancy-week-by-week/in-depth/prenatal-care/art-20045302>. Acesso em 26 Fev 2021
  • PARDI, Giorgio; CETIN, Irene. Human fetal growth and organ development: 50 years of discoveries. American Journal of Obstetrics and Gynecology. 194. 1088–1099, 2006
  • KAMAI, Elizabeth M.; MCELRATH, Thomas F.; FERGUSON, Kelly K. Fetal growth in environmental epidemiology: mechanisms, limitations, and a review of associations with biomarkers of non-persistent chemical exposures during pregnancy. Environmental Health volume 18, Article number: 43 (2019) . 18. 43; 1-30, 2019
  • NHS. You and your baby at 7 weeks pregnant. Disponível em: <https://www.nhs.uk/pregnancy/week-by-week/1-to-12/7-weeks/>. Acesso em 26 Fev 2021
Mais sobre este assunto:

Carregando
...
Enviar Mensagem